sábado, 28 de novembro de 2009

Os Opostos Visíveis da Batalha Espiritual

"Frente às malignidades,
sinta a presença de Deus!!
E profetize... inspire!"

(Parte do Livro "As Vertentes do Sofrimento" de Sesinando F.)

VERDADES VERSUS MENTIRAS

O cerne da batalha espiritual é a oposição da verdade: a mentira, na qual o mal se personifica.
Jesus, a manifestação visível da plenitude divina, possuía como um de seus títulos “A VERDADE”. Dizia Ele: “eu sou o caminho, a verdade e a vida... (João 14.6). E em contra-posição a Deus, o Diabo é intitulado “O PAI DA MENTIRA” (João 8.44). Enfim, a luta espiritual, no tocante à humanidade, manifesta-se sobretudo através de verdades e mentiras.

Mas o que é de fato verdade?
E como se consubstancia uma mentira?

Deus incita o homem a se confrontar. Quando Jesus afirma ao Fariseu Nicodemos que para se visualizar o Reino de Deus era necessário à pessoa nascer de novo (João 3.3), ou seja, nascer da água e do Espírito, Ele queria dizer que não implicava somente num batismo ritualista de águas. Implicava acima de tudo no propósito do batismo que era confrontar a si mesmo e se arrepender dos erros. Este processo de desenvolvimento de caráter somente se dá através da manifestação da verdade, que em si tem a autoridade de confirmar ou nortear comportamentos. Verdade denota sinceridade (transparência) que de acordo com a Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Volume 6, de R. N. Champlin (PhD) e J.M. Bentes, a palavra origina-se do vocábulo grego ellikrinéia, que significa transparência, clareza solar, não adulteração. O sentido etimológico da palavra sincero é sem cera (sem máscaras); em decorrência de na antiga Roma os atores entrarem em cena trajando uma máscara de cera.

Em oposição à verdade, a mentira instiga o homem a acreditar nas fatalidades fruto de inevitabilidades, e assim desenvolver uma fé estranha aos desígnios de Deus: A FÉ NEGATIVA. E não obstante os males e aflições que inevitavelmente atingem o ser humano, umas mentiras são impregnadas no coração aflito: NÃO HÁ SOLUÇÃO ou DIFICILMENTE SE SAI DESSA... . Isso porque frente à sobrevalorização de adversidades é até cômodo se gerar este tipo de fé!
Em suma, uma das maneiras mais viáveis e coerentes de se compactuar com o mal é através da manifestação das mentiras e suas máscaras.

3 comentários:

  1. Parabéns visitei gostei te linkei no meu blog, guando puder visite.

    ResponderExcluir
  2. Visto que é teologicamente exposta este post frente a um vocabulário rico gostaria comentar no meu simples vocaburlário e pouco conhecimento teologico as seguintes perguntas:

    a)Mas o que é de fato verdade?
    R = Jesus Cristo (João 14:6)

    b)E como se consubstancia uma mentira?
    R = Mudando/alterando aquilo que é verdadeiro. (Mateus 4:3-4)

    Gostari de parabenizá-lo pelo blog, está bonito e tem conteúdo, espero que o meu chegue aesse ponto. fique na paz do Senhor Jesus meu irmão!

    ResponderExcluir
  3. graça epaz


    gostaria de saber o imal pra mandar informaçoes sobre seminarios de libertaçao

    ResponderExcluir