domingo, 5 de julho de 2009

O que É o Inferno e Quem Vai para Lá?

"Frente ao mal, veja Deus!
Quebrante-se, inspire-se!"


(Parte do Livro "As Vertentes do Sofrimento" de Sesinando F.)

Importa saber sobre o real sentido de Inferno que é a absoluta ausência de Deus; enfatiza o destino daqueles cuja visão está acomodada às trevas, evitando ao máximo a luz. Assim, para aqueles que estão adaptados à escuridão, a incidência de iluminação forte incomoda demais, o que os faz desejar o negrume. Em síntese, por causa disso vão para o inferno.

Este processo de vínculo dos homens com o mal define-se mais ou menos desta forma: é quando o peso torna-se tão pesado, todavia o orgulho e a vaidade não os faz desistir de carregá-lo, e o sentimento de culpa e vergonha tem autoridade para avassalar a existência, e a destruição do "eu" torna-se iminente, impondo a escravidão, a dependência de elementos desta Terra. As expectativas exaurem progressivamente as esperanças, restringindo cada vez mais as perspectivas. A propósito, a liberdade para fazer o que se quer, subjugados a limites pré-definidos, não torna ninguém livre. Então, o que confirma alegrias ou sofrimentos é a ação efetivada dentro deste espaço delimitado, estabelecido por regras ditadas por Deus ou pelo diabo.

O Inferno é praticamente o ápice do sofrimento do espírito do homem, mas muitos questionam como um Deus que nos ama poderia conceber uma dimensão terrível ao ser humano. Não é Deus que empurra as pessoas no inferno, mas elas próprias escolhem este destino, optando pelas trevas, visto que a luz intensa machuca a visão daqueles seres tão acostumados com a ausência de luminosidade. Ninguém existe a esmo! Há um propósito a ser cumprido, porém, muitos se rebelam e optam por não cumpri-lo... . "...Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 24.41 b)

O Inferno (inferus = o que está por baixo) da teologia cristã tem analogia com o "sheol" dos hebreus, um local onde permanecem os mortos, ou seja, aqueles que se transformam em rephaïm (sombras).
Fonte: SAMPAIO, Fernando G. A História do Demônio; da Antiguidade aos nossos Dias. Porto Alegre: Garatuja, 1976.
Depois do Juízi Final, toda sua estrutura será será lançada no lago de fogo e de enxofre, onde será consumado o sofrimento eterno (livro de Apocalipse, capítulo 21). Lá, toda potestade espiritual irá sofrer também. Em toda a Bíblia há o uso de figuras de linguagem, porém dá-nos a oportunidade auferir entendimentos: o enxofre é um elemento não metálico de cor amarela que se dissolve numa temperatura de 113º centígrados, e indica toda espécie de substância inflamável. Em combustão gera uma chama azul sob uma fumaça muito mal cheirosa e sufocante. Encontra-se nas camadas rochosas de cúpulas de sal, em leitos sedimentares e em regiões onde há atividade vulcânica. É possível que sua associação aos vulcões também tenha originado a idéia de que fazia parte do hades (inferno). Os povos antigos acreditavam que o inferno localizava-se bem abaixo da superfície terrestre e que os vulcões chegavam até suas dimensões. As palavras fogo e enxofre são utilizadas na bíblia para aludir à julgamento e punição. E é em Apocalipse 21.8 que lemos sobre o destino final num lago de fogo e enxofre do homem que deu as costas para Deus e deu ênfase em vida a pratica da iniqüidade.

2 comentários:

  1. Shalom!

    1. Uma alegria conhecer seu blog. Que o Deus Eterno lhe conduza em triunfo - II Co 2.14

    Nele, Pr Marcello de Oliveira

    P.s visite:

    http://davarelohim.blogspot.com/ e veja o texto:

    Paulo e Pedro - Semelhanças Notáveis

    ResponderExcluir
  2. Não escolhemos como e onde nascer; mas podemos escolher onde iremos passar a eternidade!

    "As nações precipitam-se na cova que ABRIRAM; na rede que OCULTARAM ficou preso seu pé. O Senhor é conhecido pelo juizo que fez; ENLAÇADO ficou o ímpio nos seus PRÓPRIOS FEITOS. Os ímpios serão LANÇADOS no INFERNO e todas as nações que se ESQUECERAM de DEUS."
    (Sl.9:15-17)

    ResponderExcluir