quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Atitudes Propagadas no Infinito

(Série "Um Ponto no Infinito" de Sesinando F.)

No dia 11 de julho de 1999, num domingo à noite, entendí um pouco mais sobre a atitude de Deus no sentido de que fosse emanada uma alegria que preenchesse as carências momentâneas do coração, tão conflitante e ansioso.
De fato a alegria é fruto de Deus, porém, para deixa-la fluir é necessário estar na freqüência Divina, ou seja, sair da inércia e tomar alguma iniciativa... .

Um homem possuía uma certa importância em dinheiro. Estava desejoso de aproveitar a oportunidade de estar em um lugar que, segundo seu entendimento, preenchesse um vazio em seu coração. Carência esta gerada por mais um dia comum, monótono, que ele precisava que fosse, simplesmente, diferente. Apesar dos seus anseios e planos não terem sido motivo de escândalo, pessoalmente pouco importava naquele instante se fosse ou não; na verdade, apenas importava o fato de que ele teria que tomar uma decisão: ou se aliaria à Deus, obedecendo alguns preceitos justos, ou o negaria mais uma vez, dando vazão aos seus próprios intuitos e propósitos.

É interessante e instigadora a questão de que todos os maiores conquistadores do mundo jamais se sentiram no direito de desprezar conscientemente qualquer oportunidade... . E constantemente Deus nos desafia a tomar decisões, pois só assim haverá crescimento.

O líder daquela comunidade palestrava sobre uma situação adversa de natureza econômica que ocorria em um país distante. Seu objetivo era conseguir fundos em prol do crescimento de uma comunidade Cristã lá. Tais apelos comumente são atendidos, logo, não diferentemente, este homem tão carente de Deus se propôs à contribuir com cerca de 1/7 do que possuía. Quero ressaltar que muitas vezes estas comunidades se propõem a contribuir financeiramente até mesmo para, de alguma forma, não fazer com que a consciência revele o egoísmo, a avareza entranhada no ser humano. Mas, o propósito aqui não era avaliar apenas a intenção de ninguém, e sim o que pode a generosidade e a atitude gerar na vida de cada um. Assim, aquele homem subitamente entendeu que 1/7 do que doou para o projeto possuía em si um valor puramente simbólico, sem sustância. No fundo, nem havia muito interesse de sua parte em ver este projeto ter êxito, apesar de sua contribuição ter este objetivo. Serviu mais para desafogar a consciência, preencher luma lacuna em sua vida, uma carência; e paradoxalmente, o seu pequeno esforço seria na realidade utilizado em benefício de milhares de pessoas verdadeiramente carentes.

De repente este homem se sentiu como mais um instrumento sem vida que foi empreendido em uma nova construção: uma continuidade do Reino de Deus na Terra. Decidiu, então, radicalmente "reverter o quadro", pois queria fazer parte deste Reino como cidadão; não unicamente de uma nação político-social, mas do Reino de Deus. Talvez precisasse ratificar sua decisão de permanecer neste Reino, e isto porque sempre somos confrontados com algumas situações que exigem respostas nossas, e não de Deus primeiramente. Contudo, só depois há continuidade do processo de renovação, crescimento...
"Por que vocês gastam dinheiro com que não é comida? Por que vocês gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas" (Isaias 55:2).

O homem carente de alegria doou 6/7 do que possuía; e neste valor em si, erroneamente, tinha ele depositado antes algumas esperanças; aquele homem achava que através daquela importância poderia haver um renovo, uma alegria que seria proporcionada pelas coisas oferecidas por um mundo ausente da presença de Deus.

Enfim, estar na freqüência de Deus é tomar atitudes lineadas a Sua vontade, e assim, agradá-Lo primeiramente. Quem está na Sua frequência não visa se aproveitar de iniciativas benevolentes com o interesse principal de barganhar graças divinas para atrair contentamentos, mesmo que espirituais.

Ah! O homem carente de alegria acabou não preenchendo o vazio do seu coração, ainda que tivesse feito o melhor em prol daquelas pobres pessoas. Todavia, os demais propósitos foram cumpridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário