quarta-feira, 17 de junho de 2009

Códigos Humanos – Parte 4

Se você voluntariamente procura fazer o melhor, como de costume, mas, num dia faz algo que para alguns não parece ter tanta importância assim, recebe tortuosas críticas.
Então, umas perguntas eticamente cristã são feitas, não pela sua consciência, mas por aqueles que deveriam te conhecer bem: “que importância verdadeira teria para ti, pessoalmente, esta atitude?”. “...não representa tanto, não é mesmo?”; "e quem, afinal, é você?"
Perguntas feitas por aqueles que já tiveram a oportunidade de testemunharem comportamentos seus que pelo menos demonstraram, outrora, desprendimentos!
De qualquer maneira, algumas coisas são em tempo reveladas ou confrontadas... ou decodificadas:

Como pode Deus, o provedor do Universo, interagir com o homem, com sua estrutura, com suas peculiaridades?
Sábios puderam sem dificuldade responder: não com a matéria, mas com o espírito; sim, o âmago do ser... a mente humana.
Seria este relacionamento condicionado a este tempo ou é atemporal, visto que o passado e o futuro são fenômenos estritamente ligados à matéria, à Terra, aos envelhecimentos?
Pode-se até compreender ou aceitar que a essência é o que importa; e isso é o sentimento, o abstrato, porém, vivemos, também, segundo regras exclusivamente sociais; presos, arraigados a estas regras, inseridos num projeto, num sistema. Mas, que você faça parte do projeto de Deus!!!
Logo, de que maneira harmonizar todos os componentes do ser?

Os sistemas humanos tendem a engessarem-se. Portanto, cuidado?
Como conseguir entender um outro contexto, já que a mente está voltada para condicionamentos?
Sou economista, e sei que o homem busca com muita força entender as razões sociais e auferir valores. Isso porque acha tão necessário medir as coisas, anausá-las, para depois viver em conformidade com aquiio que se consegue visualizar, colocando em detrimento os sentimentos. E, tendencionalmente, só após vislumbrar e medir, o homem passa a sentir. São códigos para se relacionar socialmente, que precisam ser decodificados para se aproximar de Deus, mediante uma chave: ATITUDES não parametrizadas somente pelo que se vê, ou se mede! Antes pelo que se sente, se acredita. E é um certo contra-senso se afirmar que as ações humanas quase sempre são frutos de seguranças, pois, não necessariamente, o que se vê é o que de fato é.

A vida funciona como num programa de computador em rede, interligado por “equações”, onde as reações de cada indivíduo são informações do dia a dia, vitais para a execução do sistema. Estes dados-informações ou ações-reações, são ora fornecidos, ora coletados, de forma a fazer a vida transcorrer "normalmente". E quando estes dados não são encontrados e recompostos, a vida parece estar sem sentido; às vezes nem sequer são procurados, antes permanecem escondidos, ignorados, desprezados... .

Um comentário:

  1. Muito obrigado por seguir o Blog Brasil Liberdade e Democracia. Seus comentários são sempre benvindos.

    Precisamos suplicar a Deus que tenha misericórdia de nosso Brasil. Todos os dias vemos notícias sobre atos desonestos de nossos governantes. Temos que unir forças para que nossos governantes se convertam e mudem de atitude radicalmente.

    Se não houver uma mudança radical no comportamento de nossos governantes em breve estaremos lamentando a perda de nossa liberdade.

    ResponderExcluir