Então, umas perguntas eticamente cristã são feitas, não pela sua consciência, mas por aqueles que deveriam te conhecer bem: “que importância verdadeira teria para ti, pessoalmente, esta atitude?”. “...não representa tanto, não é mesmo?”; "e quem, afinal, é você?"
Perguntas feitas por aqueles que já tiveram a oportunidade de testemunharem comportamentos seus que pelo menos demonstraram, outrora, desprendimentos!
De qualquer maneira, algumas coisas são em tempo reveladas ou confrontadas... ou decodificadas:
Como pode Deus, o provedor do Universo, interagir com o homem, com sua estrutura, com suas peculiaridades?
Sábios puderam sem dificuldade responder: não com a matéria, mas com o espírito; sim, o âmago do ser... a mente humana.
Seria este relacionamento condicionado a este tempo ou é atemporal, visto que o passado e o futuro são fenômenos estritamente ligados à matéria, à Terra, aos envelhecimentos?
Pode-se até compreender ou aceitar que a essência é o que importa; e isso é o sentimento, o abstrato, porém, vivemos, também, segundo regras exclusivamente sociais; presos, arraigados a estas regras, inseridos num projeto, num sistema. Mas, que você faça parte do projeto de Deus!!!
Logo, de que maneira harmonizar todos os componentes do ser?
Os sistemas humanos tendem a engessarem-se. Portanto, cuidado?
Como conseguir entender um outro contexto, já que a mente está voltada para condicionamentos?
Sou economista, e sei que o homem busca com muita força entender as razões sociais e auferir valores. Isso porque acha tão necessário medir as coisas, anausá-las, para depois viver em conformidade com aquiio que se consegue visualizar, colocando em detrimento os sentimentos. E, tendencionalmente, só após vislumbrar e medir, o homem passa a sentir. São códigos para se relacionar socialmente, que precisam ser decodificados para se aproximar de Deus, mediante uma chave: ATITUDES não parametrizadas somente pelo que se vê, ou se mede! Antes pelo que se sente, se acredita. E é um certo contra-senso se afirmar que as ações humanas quase sempre são frutos de seguranças, pois, não necessariamente, o que se vê é o que de fato é.
A vida funciona como num programa de computador em rede, interligado por “equações”, onde as reações de cada indivíduo são informações do dia a dia, vitais para a execução do sistema. Estes dados-informações ou ações-reações, são ora fornecidos, ora coletados, de forma a fazer a vida transcorrer "normalmente". E quando estes dados não são encontrados e recompostos, a vida parece estar sem sentido; às vezes nem sequer são procurados, antes permanecem escondidos, ignorados, desprezados... .
Muito obrigado por seguir o Blog Brasil Liberdade e Democracia. Seus comentários são sempre benvindos.
ResponderExcluirPrecisamos suplicar a Deus que tenha misericórdia de nosso Brasil. Todos os dias vemos notícias sobre atos desonestos de nossos governantes. Temos que unir forças para que nossos governantes se convertam e mudem de atitude radicalmente.
Se não houver uma mudança radical no comportamento de nossos governantes em breve estaremos lamentando a perda de nossa liberdade.