sábado, 27 de junho de 2009

Como Enfrentar o Mal?

"Frente ao mal, veja Deus!
Quebrante-se, inspire-se!"


(Parte do Livro “As Vertentes do Sofrimento”)

O Reide Judá Jeosafá, ao saber que os inimigos se uniram para destruí-lo ficou apavorado (II Crôicas 20.2). Este pavor extremo ocorre também quando procuramos analisar as circunstâncias somente em conformidade com uma realidade pessoal, os fatos explícitos.
De repente, veio a notícia da “real” situação. Houve um repentino apavoramento do Rei quanto àquelas circunstâncias, e quanto ao desafio que surgia e exigia medidas extremas.
Invariavelmente, há dois pareceres pertinentes às situações que surgem, porém, uma análise particular pode ser feita independentemente destas respostas. As respostas são sempre positivas ou negativas, mas, o que importa mesmo são as deduções e as atitudes tomadas!

a) Resposta positiva:
Geralmente se encontra esta resposta diante de um acontecimento que em si pode não se apresentar tão assustador. Aí, a tendência é confiar na própria força e fazer uma análise positiva mediante fatos que se revelam positivos. Ah! Dificilmente uma análise negativa é feira quando as respostas são positivas.

O MAL retratado frente à respostas agradáveis diz respeito, sobretudo, a uma tendenciosa acomodação, podendo, assim, haver imprevistos. Portanto, que ninguém jamais ignore que as surpresas são praticamente inevitáveis.

b) Resposta negativa:
Mediante esta resposta, o homem obstinado, ansioso por vitória, se prepara mais. Isso pode ser BOM, pois produz prudência e motiva a criatura a se voltar mais para o Criador, atitude esta que aponta comumente para uma análise positiva dos acontecimentos. No entanto, uma análise negativa é forçosa face às respostas contrárias, pois não é a realidade em si que frustra as expectativas, mas sim a percepção desta realidade.

E o MAL se fortalece ao enraizar o medo. E quando este sentimento ofusca as perspectivas, os fatos são analisados negativamente, pois toda adversidade requer coragem... .

"Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, para o adorarem.
Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os ini,igos" (II Crônicas 20.18,22a).

2 comentários:

  1. O medo, e quem não tem medo de alguma coisa, deriva do fato de nossa fé ser tão fraca e pequena.

    Digo isto baseado em minha própria experiência. Sei que nada de mal ocorre para aqueles que temem a Deus. Pode nos parecer negativo na hora, mas é fruto da nossa falta de fé e confiança em Deus ou conseqüência de nossos atos contrários a vontade de Deus.

    Peço sempre a Deus que aumente a minha fé.

    ResponderExcluir
  2. Ola irmão!

    O medo é fruto da humanidade. Só a confiança na Providência Divina nos permite refletir diante das situações com liberdade. Encontrado a resposta na ousadia ou no dissernimento e recuo, segundo a situação.

    Vi seu link no blog do Pastor Edmilson e vim conhecer. Gostei muito. Vou segui-lo. Aproveito para apresentar o meu blog, o Genizah, e recomendar uma visita.

    Graça e Paz

    Danilo

    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir