domingo, 7 de junho de 2009

O Cérebro dos Mentirosos


(Parte do Livro “As Vertentes do Sofrimento”)

Há um mal que Deus imputa ao diabo sua autoria exclusiva: A MENTIRA (João 8.44). Portanto, não pactue com ele, não se pareça com ele para que não sejas confundido; não ande pelos mesmos lugares que ele... .

O quanto será que você se distancia do diabo?

Uma pesquisa a respeito do cérebro dos mentirosos foi realizada pela equipe da pesquisadora Yaling Yang da Universidade do Sul da Califórnia.Yang investigou a vida de 108 voluntários. O que é interessante é a questão levantada pela pesquisa:
“as mentiras moldam o cérebro?”

Esta pesquisa abordou todas as informações com a família, ficha criminal (se houvesse), histórico escolar e de trabalho. O passo seguinte foi medir a quantidade de massa branca e de massa cinzenta nos cérebros.

Aí surgiu a revelação: os mentirosos têm até 26% mais massa branca no córtex pré-frontal, onde acontece uma intensa transmissão de informações que ajudam a inventar as mentiras. Além do mais, eles têm 14% menos massa cinzenta na área que controlaria os impulsos que usamos para julgar o certo e o errado. Eles têm mais facilidade em criar as mentiras e, ao mesmo tempo, menor inibição para contá-las em comparação com as pessoas consideradas normais, diz a psicóloga, que teve a pesquisa publicada nas principais revistas médicas.

Não se sabe, cientificamente, se o cérebro diferente faz o mentiroso ou se a quantidade de mentiras acaba moldando o cérebro, ressalva a psicóloga. Yaling Yang explica ainda que é importante tentar moldar o cérebro das crianças ensinando a prática da verdade, pois entre os três e os dez anos de idade a massa branca no cérebro aumenta cerca de 60%. Ressalto que, o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.26), logo, somente o exercício do mal modelaria a malignidade!

“A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela” (Provérbios 22.15), portanto “educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele’ (Provérbios 22.6).

Ah, “quanto a tods os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre” (Apocalipse 21.8).!

2 comentários:

  1. Irmãos
    Romanos 1-2
    1 ¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
    2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus
    Não podemos sair do mundo, mas não podemos ser contaminados por ele.
    Hoje no Brasil uma grande ameaça paira sobre nós evangélicos. Leis estão tramitando no Congresso que tentarão nos impedir de dizer que o homossexualismo é pecado, que o aborto é pecado, e este é só o começo.
    Se não tomarmos uma posição firme e decidida agora em breve teremos de adorar ao nosso Deus escondidos como acontece na China, nas nações árabes, em Cuba etc.
    É por isto que temos que levar a mensagem profética de Jesus Cristo a todos e nunca devemos nos calar diante das injustiças praticadas neste mundo.
    Ao ver tanta corrupção, imoralidade, falta de ética e desonestidade por parte de nossos governantes, criei um blog http://brasillivreedemocrata.blogspot.com que é o meu clamor contra este estado de coisas.
    Creio na Bíblia como meu guia de fé e prática, portanto, luto como me é possível por um mundo melhor.
    Peço que me dê sua colaboração dando suas opiniões sobre as matérias lá tratadas, bem como em seus blogs dediquem parte dele para defender nossa liberdade de Culto e Adoração ao Deus único e verdadeiro.
    Oremos para que Deus tenha misericórdia de nosso Brasil e que possamos ganhar mais almas para Cristo.
    http://brasillivreedemocrata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O homem mais sábio da história, disse: O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde. Prv.13:5
    Somos pecadores! Porém não vivemos na prática do pecado. Como filhos de Deus, não queremos trocar de Pai. Jesus disse: Eu sou o caminho, e a VERDADE,e a vida. Jo.14:6
    Andemos na verdade, com a verdade.

    ResponderExcluir