domingo, 7 de junho de 2009

O Cérebro dos Mentirosos


(Parte do Livro “As Vertentes do Sofrimento”)

Há um mal que Deus imputa ao diabo sua autoria exclusiva: A MENTIRA (João 8.44). Portanto, não pactue com ele, não se pareça com ele para que não sejas confundido; não ande pelos mesmos lugares que ele... .

O quanto será que você se distancia do diabo?

Uma pesquisa a respeito do cérebro dos mentirosos foi realizada pela equipe da pesquisadora Yaling Yang da Universidade do Sul da Califórnia.Yang investigou a vida de 108 voluntários. O que é interessante é a questão levantada pela pesquisa:
“as mentiras moldam o cérebro?”

Esta pesquisa abordou todas as informações com a família, ficha criminal (se houvesse), histórico escolar e de trabalho. O passo seguinte foi medir a quantidade de massa branca e de massa cinzenta nos cérebros.

Aí surgiu a revelação: os mentirosos têm até 26% mais massa branca no córtex pré-frontal, onde acontece uma intensa transmissão de informações que ajudam a inventar as mentiras. Além do mais, eles têm 14% menos massa cinzenta na área que controlaria os impulsos que usamos para julgar o certo e o errado. Eles têm mais facilidade em criar as mentiras e, ao mesmo tempo, menor inibição para contá-las em comparação com as pessoas consideradas normais, diz a psicóloga, que teve a pesquisa publicada nas principais revistas médicas.

Não se sabe, cientificamente, se o cérebro diferente faz o mentiroso ou se a quantidade de mentiras acaba moldando o cérebro, ressalva a psicóloga. Yaling Yang explica ainda que é importante tentar moldar o cérebro das crianças ensinando a prática da verdade, pois entre os três e os dez anos de idade a massa branca no cérebro aumenta cerca de 60%. Ressalto que, o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.26), logo, somente o exercício do mal modelaria a malignidade!

“A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela” (Provérbios 22.15), portanto “educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele’ (Provérbios 22.6).

Ah, “quanto a tods os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre” (Apocalipse 21.8).!

Um comentário:

  1. O homem mais sábio da história, disse: O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde. Prv.13:5
    Somos pecadores! Porém não vivemos na prática do pecado. Como filhos de Deus, não queremos trocar de Pai. Jesus disse: Eu sou o caminho, e a VERDADE,e a vida. Jo.14:6
    Andemos na verdade, com a verdade.

    ResponderExcluir