segunda-feira, 25 de maio de 2009

Verdade


O que é verdade?

Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade (II Coríntios 13.8).
Quando Deus ordena, ninguém, nada pode frustrar Seus propósitos, num contexto independente de tradições ou razões humanas ou lógicas... . Se é para avançar, simplesmente é para avançar...; se alguém reluta, confrontado com suas verdades ou realidades, este pode ser motivado a prosseguir ou, conforme for, naturalmente excluído; quando o Senhor ordena que não irá chover por três anos e meio, ainda que a terra clame em face às suas necessidades, ainda que o povo inteiro suplique, não adianta, não irá chover sobre a terra (Tiago 5.17); isso foi determinado pelo próprio Deus, em cuja soberania se estabelece o que tem que ser verdade.
Porém, se o ser humano traz a existência uma circunstância conflitante, desastrosa, e faz brotar em seu coração um sentimento de amargura, frustra-se. Esta aflição sentida deve ser confrontada como uma verdade?
Uma circunstância pode até mesmo originar sensações e/ou outras circunstâncias, mas verdade é outra coisa!
Somente torna-se verdade aquilo que o Senhor do Universo o define.
Mas será que uma inverdade pode ter em si a propriedade de existir?
O que confirma uma verdade ou uma mentira são os acontecimentos! Portanto, não dê ouvidos a mentiras, confirmando-as através de suas ações ou omissões. Assim, Deus um dia falou para um homem: "toca nas águas..."; ninguém, nnhuma potestade tem a autoridade para afirmar que um homem tocou as águas do mar e não o fez se fender para um povo inteiro passar. Isso aconteceu, o mar se abriu, foi um fato. Isso foi verdade!
Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. (Êxodo 14.21)
Fato!

Um homem pode abater seiscentos homens? E mil homens? Talvez trezentos seja possível?
Isso é verdade?
"E este é o número dos poderosos que Davi tinha: Jasobeão, hacmonita, chefe dos capitães, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os matou." (I Crônicas 11 : 11)
Depois dele foi Sangar, filho de Anate, que feriu a seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel. (Juízes 3.31)
"E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens." (Juízes 15 : 15)

Um dia, Deus disse a homens como Moisés, Jasobeão, Sangar e Sansão: "vocês conseguem...,é verdade...!"

Quando uma voz insiste em dizer que é mentira algo que humanamente entendemos que não seja possível acontecer, qual a sua posiçãoao?
"Vós (hipócritas) tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. ... e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele." (João 8 : 44).

2 comentários:

  1. Diante de palavras tão sábias, só podemos dizer como o apóstolo: Que seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso.
    Muito sucesso.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz amado irmão.
    Obrigado pelo carinhoso email,acompanho seu blog desde que se filou a UBE e é sempre um prazer ler suas postagens.
    Saiba que já está devidamente linkado como referência e tenho certeza que inspirará a muitos.
    Conte sempre conosco varão valoroso.
    Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir