sábado, 18 de julho de 2009

Quais São as Suas Atitudes?

“Avance sobre as águas. E o mar e abrirá.”, dizia poeticamente alguém Versos lindos descreveriam uma situação trágica!

À frente um oceano e atrás o poderoso exército inimigo vindo no encalço do povo; o tempo não permitia que deveras se refletisse sobre aquela questão dramática. E não era momento de clamor... . Uma voz imperativa fez se ouvir: “há hora de clamar e há hora de marchar. Portanto avancem!”.
Uma atitude fora exigida, como de costume: “vai em direção as águas, toque-as...!” Um procedimento simples. “Mas é difícil!. Avançar.... .?”. Alguns pensavam: “porque não transportá-los para um local sefuro, isto é, arrebatar o povo inteiro, afinal, Deus é onipotente”. Mas tratando-se de Deus, uma atitude é sempre exigida. Assim, desprezando, em parte, as fórmulas que sistematizam o andamento da vida, Deus requer iniciativas em face às circunstâncias, promovendo o aprimoramento de caráter. Em outras palavras, deveria haver o desenvolvimento da fé. É de certa forma irônico: um povo acostumado a ver a idolatria no Egito, a qual materializada nas imagens propagadas naquele Reino, até viam resultados: o inimigo era próspero. Todavia, quase inocentemente, ignoravam que a prosperidade material não necessariamente é sinal de Deus.

Mas voltando a atenção àquele cenário, vislumbre-o!
Que benção é Deus não nos colocar numa situação extrema como essa vivida por Moisés para perguntar: “Tens fé? Então...”. No entanto, não tarde, desenvolva-se! “A gente mata o tempo e o tempo acaba nos enterrando”, dizia o poeta Machado de Assis.

Difícil?
Alguns poderiam achar mais simples e coerente enfrentar o exército inimigo, porém, Deus pediu o mais fácill. Contudo, o poder de Deus se manifesta segundo propósitos e "se aperfeiçoa na fraqueza humana"! (2 Coríntios 12.9b)

Talvez julgue-se que o estrondo, ou seja, o efeito seja o milagre, mas isto é apenas conseqüência de milagre ainda maior: A ATITUDE DE FÉ.

Um comentário:

  1. As coisas com Deus são simples. Nós é que acabamos por complicá-las com nossa ausência de fé; por conta de circunstâncias...

    ResponderExcluir