sábado, 29 de agosto de 2009

A Linha Frágil entre a Felicidade e a Insegurança

"Frente às intempéries,
perceba Deus! E erga-se, inspire-se!"

(Parte do Livro "As Vertentes do Sofrimento" de Sesinando F.)

De repente a casa cai. Se a alegria estiver atrelada a materialidades, ela desmorona também! “Sobrevieram-me pavores; como vento perseguem a minha honra, e como nuvem passou a minha felicidade” (Jó 30.15).

Há uma linha tênue entre a felicidade, segundo os padrões humanos, e a ansiedade, a frustração, e, conseqüentemente, o sofrimento focado pelas emoções.
O controle da vida seria condição básica para obtenção da satisfação plena, se as circunstâncias pudessem ser controladas! Mas como subjugar fatores externos, se é impossível dominar o coração e canalizar sentimentos; “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9)

O livro de Stefan Klein, “A Fórmula da Felicidade” revela estudos realizados onde mostram que a alegria de viver não é questão de idade, nem de sexo, não depende de QI (Quoficiente de Inteligência) ou do número de filhos ou da conta bancária. Afirma que “um artesão de Bangladesh comparado a outro trabalhador de qualquer país não tem menos alegrias, e sim alegrias diferentes”. Stefan demonstra neste livro que a felicidade é muito mais que ausência de infelicidade. Elucida ainda: “os comandos dos pensamentos, das intenções e dos sentidos estão estreitamente ligados no cérebro. É por isso que as preocupações se instalam com facilidade quando esse órgão fica ocioso”.

Onde está a felicidade?
O vocábulo felicidade provém do termo latim "felicitas"; é a palavra criada pelo homem para traduzir a vida como o ser humano a percebe, a sente. Assim, as pessoas chamam de felicidade os acontecimentos que as fazem se sentir regozijadas, mas que nem sempre são, na verdade, bons e essenciais, apesar de se ver desta maneira, Entretanto, na maior parte das vezes, quando não se gosta dos acontecimentos da vida, chama-se isso de infelicidade. Para muitos, é difícil entender que Jesus veio a esta Terra a fim de livrar-nos desta "felicidade", que é a sensação de bem-estar baseada em circunstâncias externas momentâneas que nos parecem favoráveis. E, é claro que Jesus também veio para nos livrar da infelicidade, que é a sensação de mal-estar, ainda que as circunstâncias externas sejam favoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário