sábado, 31 de outubro de 2009

Fé - Fidelidade aos Princípios...

"Frente às religiosidades,
canalize o conhecimento de Deus!
Faça a diferença, inspire!"

(Parte do Livro "As Vertentes do Sofrimento" de Sesinando F.)

Muitos são surpreendidos quanto à origem de um termo bíblico tantas vezes mitificado: a palavra fé (fides) está intimamente relacionada a palavra Fidelis originada do latim, que significa fidelidade.
Mas por que estes termos estão teológica e semanticamente vinculados? E por que aquele que é fiel (a Deus) manifesta fé?
É porque a fé sobrenatural é dom de Deus e sendo “sua autoria” absolutamente divina (conforme revela os textos em Gálatas 5.22 e em Hebreus 12:2) é condição principal para obtê-la que o homem tenha intima comunhão com a divindade; e para se ter comunhão com alguém é necessário ser fiel. Assim, uma questão pelo menos deveria incutar a moral:
O homem é fiel a Deus ou ao que Deus pode dar?

Quão difícil é manter-se firme, sem titubear; negar a si mesmo, dizer “não” por amor, por fidelidade... . A estrada que conduz ao céu é estreita, e por isso requer algumas renúncias, anulação de interesses restritamente egoístas, sofrimento... .
O homem com medo de decepcionar-se, de frustrar-se, de sofrer, por conseguinte tende a não arriscar, a não investir e a não manifestar fé... . A fidelidade a Deus exige determinação, passos de fé; fidelidade esta não por imposição ou religiosidades, mas por revelação, embora a princípio (muitas vezes) se obedeça antes mesmo de se entender os propósitos.

No decorrer das estradas e desertos da vida, Deus revela seus atributos divinos, o que constrange o homem a se relacionar com Ele, submetendo-se aos Seus princípios. É fato, Deus é evidenciado de diversas maneiras, e se Sua voz não é ouvida claramente, não quer dizer que Ele não fale; se não se conhece a Deus, não quer dizer que Ele não se revele, “pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis (indesculpáveis) ” (Rm 1.20).
É importante frisar que Deus se revela também através do sofrimento. Neste ínterim, o coração e a visão fica mais sensível às coisas de Deus.

Enfim, em toda a atitude humana, os obstáculos e desafios do dia a dia definem e estabelecem um relacionamento profundo dom Deus mediante a FIFELIDADE... .

Nenhum comentário:

Postar um comentário