domingo, 1 de agosto de 2010

Quem É e o que Intenciona o Diabo?

"Frente às malignidades, sinta Deus!
E posicione-se, inspire-se!"

(Parte do Livro "As Vertentes do Sofrimento" de Sesinando F.)

Seus nomes correlatos:
* Lúcifer, Satã ou demônio - SAMPAIO, Fernando G.; Fonte de Consulta: A História do Demônio : da Antiguidade aos nossos Dias. Porto Alegre: Garatuja, 1976;
* Antiga Serpente - R. N. Champlin (PhD) e J.M. Bentes; Fonte: Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Volume 6, de, 1995.

a. LÚCIFER
“Lúcifer - o Príncipe dos Demônios - não é referendado na Bíblia (VT e NT). Apresenta-se como sinônimo de Diabo, Demônio e Satanás. Este nome surgiu na Baixa Idade Média, baseado numa divindade associada ao planeta Vênus. Os teólogos, para criar o termo, recorreram ao Livro de Enoque, considerado apócrifo, do qual restam vestígios na Bíblia, em Gênesis, 6. Lúcifer, produto da teologia cristã, foi associado aos diabos, Satã, ao conceito de "demônio" dos gregos e ao princípio do dualismo Bem e Mal do Zoroatrismo, entre outras tradições".

b. SATÃ
“Satã significa o adversário, o acusador. O termo acusador existia no Império Persa, cuja função era a de percorrer secretamente o reino e fiscalizar tudo o que estava sendo feito de mal no sentido de apresentar denúncias diante do Imperador, que mandava chamar os funcionários faltosos e os castigava. Com a evolução da doutrina religiosa judaica, Satã acabou se convertendo, de um acusador dos pecados dos homens, num deus secundário, oposto a Javé. Satã não é Lúcifer. Ele não é um anjo que se revoltou contra o Senhor. Ele é apenas um acusador, ou seja, um dos olhos do Senhor, que anda pela Terra e comparece perante o Senhor para acusar”.


c. DEMÔNIO
“Demônio (daimon) é de origem grega e significa gênio sobrenatural, espírito.... O termo demônio não é citado no AT, onde só aparece nos últimos livros. Ele existe no Novo Testamento, onde os Evangelistas chamam os demônios de Satã. Quer dizer, o demônio só surge com a influência grega. Para os gregos, os demônios significavam as almas dos mortos assimiladas às das divindades ... foram confundidas com as manes, os lares, os gênios latinos. Estas concepções penetram a Palestina. Com a vinda dos romanos, o Demônio grego transforma-se em Diabo, cujo significado passou a ser espírito da mentira ou caluniador. O Daimon grego passa a ser o Diabolus romano. Na Baixa Idade Média, o Diabolus romano ganha força. Como o Diabolus romano era um espírito mau, passou a designar o espírito mau hebraico, Satã. Para explicar a sua presença como tentador do mundo, os padres da Igreja recorreram à lenda da revolta do anjo Azazel, dos Livros de Enoque, que eram apócrifos”.

d. A ANTIGA SERPENTE
Não deve-se ignorar este título aludido ao inimigo de Jó, desde o princípio, do Éden.
“Dotado do caráter de serpente, um dos constantes símbolos que a humanidade tem usado para indicar um poder astucioso e destruidor, que ataca sem misericórdia; Por isso é que Satanás é aqui chamado de a antiga serpente. Satanás tanto é a serpente como é o dragão. O dragão é um animal semelhante à serpente, nas histórias antigas. Esses dois vocábulos, no grego, drakon e ophis, são usados na Septuaginta como termos intercambiáveis para Leviatã, ou seja, monstro-marinho”.


Embora expulso das regiões celestiais (Ezequiel, capítulo 28), esta potestade espiritual apresenta-se diante de Deus com o intuito de acusar o ser humano de falhar. O livro de Apocalipse revela que o acusador vinha até Deus, acusando de dia e de noite as pessoas cujas vidas estavam plenamente norteadas pelos preceitos divinos (Apocalípse 12.10). Assim, conquanto alguns deveras se esforcem para serem irrepreensíveis e íntegros diante do Senhor, Satanás sempre achará falhas, brechas, para se valer de direitos.
O livro do profeta Isaias revela as atividades de Satanás até mesmo antes da existência da Terra como a conhecemos hoje (Isaias 14.12-19).

No livro de Jó, o Diabo deixa claro que seu interesse é fazer com que o homem questione os desígnios de Deus; ou seja, murmure, blasfeme e amaldiçoe as coisas oriundas e pertinentes ao Reino Divino... . Descreve assim:
“Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: porventura Jó teme a Deus debalde?
Não o tens protegido...? Tens abençoado a obra de suas mãos... .
Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti...!” (Jó 1.9-11).
“... toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de ti na tua face!” (Jó 2.4-5)

(Nota: por morivo de viagem a próxima postagem será publicada logo após o dia 17 de julho/2010.)

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