quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Diabo Age Livremente?

"Frente ao mal, simplesmente
olhe a manifestação de Deus!
E se anime, inspire-se!"

(Parte do Livro "As Vertentes do Sofrimento" de Sesinando F.)

Não.
“Ao que disse o Senhor a Satanás (ou Diabo): Eis que tudo o que ele (Jó) tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor” (Jó 1.12). No capítulo 2, Deus já permite que Satanás aflija o corpo físico de Jó, mas determina os parâmetros desta ação demoniaca : “... somente poupa-lhe a vida” (Jó 2.6).

A vida humana em si resume todo o propósito divino delimitando expectativas e perspectivas; “não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?” (Mateus 6.25b). Contudo, a porta que conduz a plenitude desta vida é estreita e seu caminho não é fácil (Mateus 17.14).
E ainda, no mesmo livro de Mateus, há a assertiva consoladora de que sequer um passarinho cai no chão sem que Deus permita (referência: Mateus 10.29-30). Com base também nesta afirmação, nem circunstâncias, nem potestades malignas discorrem a esmo.

Ou seja, é notório que o sofrimento é uma das principais maneiras pelas quais Deus se revela, e conduz o homem a um nível espiritual mais profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário