domingo, 13 de março de 2011

O Conhecimento

Existe uma profecia malígna e uma visão distorcida (de vertententes principalmente norte-americanas) que põe em detrimento os brasileiros: "este povo não se interessa muito pelo conhecimento."
Vamos quebrar desta visão! Conheçamos um pouco mais Israel através de um texto sobre a terra que a configurou - CANAAÃ, .
Muitos dizem que quem vive do passado é o Diabo e os museus, todavia, Deus motiva o homem a trazer coisas à memória.

Canaã ao norte é rodeada por montanhas cobertas por neve no inverno. Já ao sul, por incrível que pareça, existe um deserto que vai debaixo de sol até o Mar Vermelho (cenário do mais estupendo milagre - a abertura de ponta a ponta desde mar). O lado esquerdo deste território (ou seja, o oeste) é refrescado pelo mar Mediterrâneo. Pelo lado direito (ou seja, a leste), há o famoso rio Jordão que nasce das águas degeladas provenientes do monte Hermom; este rio atravessa o vale de Ula, e ali forma o lago de Tiberíades (conhecido antigamente como o mar da Galiléia); por fim, desemboca no mar Morto, exatamente a 400 metros abaixo do nível do mar (o local mais baixo da Terra). Uma outra curiosidade: segundo o próprio Jesus,, João Batista era o maior profeta de todos os tempos; o lugar onde este profeta apregoava seus ensinamentos era o ponto de terra mais baixo do planeta.
Do sul ao norte este território perfaz 450 quilômetros; do mar Mediterrâneo ao rio Jordão são cerca de 80 quilômetros.

É importante frisar que os mais significativos milagres foram realizados num deserto. Deus separou este território para Israel se desenvolver não simplesmente pela beleza que o circunda, mas vale ressaltar que no meio, morros aprazíveis e vales verdejantes podem ser vislumbrados por todo este território. Poeticamente, não é errado supor o quanto Deus é romântico, pois criou um mundo belo e diversificado por cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário