domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pode um homem, que é naturalmente falho, ser segundo o coração de Deus?

Sim, não obstante os inevitáveis erros, parte da natureza humana.

A Bíblia cita um homem que era segundo o coração de Deus. “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos" (Mateust 22:14). Ao contrário de Saul, o primero rei de Israel e que fora escolhido pelos homens, Davi fora escolhido por Deus. O Senhor disse a Samuel, no momento de ungir um homem como rei, no meio dos filhos de Jessé: "Não olhes a aparência, nem seu tamanho, pois Deus olha o coração" (I Samuel 16:7). Davi era conhecido pelo Senhor pelos seus atos expressados pelo seu coração, que, sobretudo, confiava e eperava numa força divinamente emanada (Sl 51:11; Sl 22:19). É difícil agir assim, não é mesmo? O ser humano tende a coniar e esperar em conformidade com aquilo que vê, e que é aprente.

Davi era segudo o coração de Deus por ser um genuíno adorador (no sentido de se submeter e obedecer incondicionalmente a Deus, honrá-Lo em qualquer atitude ou decisão e reverenciá-Lo, visto que, louvava o Senhor em todo tempo, inclusive nas suas derrotas (Salmos 34:1). A palavra de Deus diz que o Senhor procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade (João 4:23).

E uma das características de um adorador está em sua disposição para servir e ser fiel. Muitis textos corroboram esta característica em Davi, por exemplo na passagem no primeiro livro de Samuel (17:17-18), quando relata o quanto ele servia os seus irmãos e a tropa de Israel. A história também relata que Davi mesmo sendo perseguido por Saul foi fiel até a sua morte. No primeiro livro de Samuel constata-se isso: no capítulo 18, Saul começa a ficar muito preocupado com a popularidade de Davi e inícia seus planos para matá-lo; no capítulo 24, até mesmo cortar um pedaço do manto do rei Saul faz Davi ficar com peso na consciência; no capítulo 26, Davi não permite que seu aliado Abisai mate Saul e em vez disso apenas a lança e a vasilha d’água são levadas, como prova do quanto Davi esteve perto do rei.

É oportuno frisar que um homem para ser segundo o coração de Deus tem que manifestar fé, pois "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6). E coragem é um elemento da fé e Davi tinha esse pressuposto. Davi enfrentou sozinho um homem assustador; um guerreiro bem equipado e experiente com aproximadamente três metros de altura (1 Samuel 17:32-47).

E um homem para ser segundo o coração de Deus tem que estar sempre propício para se arreénder, pois Deus não espera que o homem não erre, mas espera que ele se arrependa.
A palavra em hebraico para arrependimento é charatá que enfatiza a tomada de uma nova conduta em detrimento de uma má conduta. No caso do adultério com Bate-Seba ( 2 Samuel 11 e 12), constata-se (em 2 Samuel 12:13) que as primeiras palavras de Davi ao saber seu erro foram: “Pequei contra o SENHOR”. Ah! Foram palavras sinceras.


Na postagem do dia 11/02, levantarei uma questão: O homem pode ser perfeito?
O próprio Jesus Cristo incita o ser humano a se tornar perfeito (Mateus 5.48). Qual o sentido disso então?

Um comentário:

  1. In my opinion, Belstaff Jackets Abercrombie Fitch clothing can't be lack of in our wardrobe.Belstaff Jackets Clothing fashion is changing everyday. People like fashion especially women. Abercrombie Fitch clothing is one of these famous brands on the market.Ugg boots 5815 Designed by famous designer and founded by famous artist, this clothing brand attracts all young girls and boys even Rosetta Stone lots of middle-aged women and men.

    ResponderExcluir