domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pode um homem, que é naturalmente falho, ser segundo o coração de Deus?

Sim, não obstante os inevitáveis erros, parte da natureza humana.

A Bíblia cita um homem que era segundo o coração de Deus. “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos" (Mateust 22:14). Ao contrário de Saul, o primero rei de Israel e que fora escolhido pelos homens, Davi fora escolhido por Deus. O Senhor disse a Samuel, no momento de ungir um homem como rei, no meio dos filhos de Jessé: "Não olhes a aparência, nem seu tamanho, pois Deus olha o coração" (I Samuel 16:7). Davi era conhecido pelo Senhor pelos seus atos expressados pelo seu coração, que, sobretudo, confiava e eperava numa força divinamente emanada (Sl 51:11; Sl 22:19). É difícil agir assim, não é mesmo? O ser humano tende a coniar e esperar em conformidade com aquilo que vê, e que é aprente.

Davi era segudo o coração de Deus por ser um genuíno adorador (no sentido de se submeter e obedecer incondicionalmente a Deus, honrá-Lo em qualquer atitude ou decisão e reverenciá-Lo, visto que, louvava o Senhor em todo tempo, inclusive nas suas derrotas (Salmos 34:1). A palavra de Deus diz que o Senhor procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade (João 4:23).

E uma das características de um adorador está em sua disposição para servir e ser fiel. Muitis textos corroboram esta característica em Davi, por exemplo na passagem no primeiro livro de Samuel (17:17-18), quando relata o quanto ele servia os seus irmãos e a tropa de Israel. A história também relata que Davi mesmo sendo perseguido por Saul foi fiel até a sua morte. No primeiro livro de Samuel constata-se isso: no capítulo 18, Saul começa a ficar muito preocupado com a popularidade de Davi e inícia seus planos para matá-lo; no capítulo 24, até mesmo cortar um pedaço do manto do rei Saul faz Davi ficar com peso na consciência; no capítulo 26, Davi não permite que seu aliado Abisai mate Saul e em vez disso apenas a lança e a vasilha d’água são levadas, como prova do quanto Davi esteve perto do rei.

É oportuno frisar que um homem para ser segundo o coração de Deus tem que manifestar fé, pois "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6). E coragem é um elemento da fé e Davi tinha esse pressuposto. Davi enfrentou sozinho um homem assustador; um guerreiro bem equipado e experiente com aproximadamente três metros de altura (1 Samuel 17:32-47).

E um homem para ser segundo o coração de Deus tem que estar sempre propício para se arreénder, pois Deus não espera que o homem não erre, mas espera que ele se arrependa.
A palavra em hebraico para arrependimento é charatá que enfatiza a tomada de uma nova conduta em detrimento de uma má conduta. No caso do adultério com Bate-Seba ( 2 Samuel 11 e 12), constata-se (em 2 Samuel 12:13) que as primeiras palavras de Davi ao saber seu erro foram: “Pequei contra o SENHOR”. Ah! Foram palavras sinceras.


Na postagem do dia 11/02, levantarei uma questão: O homem pode ser perfeito?
O próprio Jesus Cristo incita o ser humano a se tornar perfeito (Mateus 5.48). Qual o sentido disso então?

Nenhum comentário:

Postar um comentário