terça-feira, 12 de agosto de 2008

O Sofrimento (Parte do Livro “As Vertentes do Sofrimento” de Sesinando F.)

(É certo que devemos inspirar até mesmo a Deus!)


Não é o problema em si que move o coração Divino. Esta é uma verdade latente. Ainda que circunstâncias humanas sensibilizem o âmago divino, não motivam o Criador a intervir. Deus é motivado por fé; quando independente da limitação física, o homem luta sem retroceder. Sem fé é impossível agradar a Deus e a Sua alegria é a vossa força (Hebreus 11:6 e Neemias 8.10b). E apesar de haverem situações demasiadamente críticas, o sofrimento não determina a queda de ninguém, ou seja, não há o direito de não fazer ou não lutar devido às forças contrárias. Os sinais (somente) seguem aqueles que crêem (Marcos 16.17),

O ser humano pode ainda questionar: “como posso ter bom ânimo, se a situação em que vivo é tão contrária?”

A alegria genuína é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22). Quando as atitudes são tomadas, quer sejam passos físicos, quer sejam passos espirituais em busca da presença Deus, os caminhos ficam mais nítidos. Israel, no processo de fuga do Egito, parou frente a um problema gigantesco; não havia saída. E “Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco” (Êxodo 14.15-16). Uma atitude, ainda que simples, é sempre exigida. Todavia, uma atitude simples para se ver um resultado grandioso.

Uma perspectiva de sofrimento é concernente à luta que tem origem no coração do próprio homem, “porque a carne luta contra o espírito, e o espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gálatas 5.17). Há uma pergunta do livro “Desaparecidas” de Thomas Eidson que conclui este pensamento: “É como se o homem tivesse dois lobos lutando dentro de si, um branco e um preto, quem vence a briga?“; alguns preconceituosos diriam que é o branco, porém, vencerá aquele que você alimentar mais.

(Oportunamente postarei neste blogger outros motivos que levam ao sofrimento!)

"Frente ao mal, veja Deus! Quebrante-se, inspire-se!"

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o sofrimento tenha muitas vertentes sim. Mas também creio que Deus nos dá muitas condiçoes para superar qualquer sofrimento. Concordo com você que o homem deve contudo, fazer a sua parte.Afinal Ele nos promete:"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á." (Mateus 7 : 7)O que falta é uma atitude humana pois Deus já nos prometeu fazer a parte que cabe a Ele!

    ResponderExcluir
  3. Quando passamos por várias dificuldades é porque Deus quer nos ensinar algo.Quando o impossível se apresenta, é porque é a hora do nosso Deus operar.Deus diz silenciosamente,
    que somos grandes, maiores que os
    nossos problemas e podemos vencê-los mesmo que estejamos fracos.Há uma frase do pastor martin Luther king Jr que diz que a verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência,mas como ele se mantêm em tempos de controvérsia e desafio.

    ResponderExcluir