domingo, 26 de outubro de 2008

O Medo (Parte do Livro “As Vertentes do Sofrimento” de Sesinando F.)

"Frente ao mal, veja Deus!
Quebrante-se, inspire-se!"



É forçoso sentir medo, mas que este seja apenas um sentimento restrito a percepção humana quanto a uma situação por enfrentar; não um sentimento alimentado por sugestões malignas as quais afirmam que um obstáculo é praticamente intransponível. E não se pode deixar de levar em consideração de que há uma tendência natural de se esquivar dos problemas que surgem, e assim não encará-lo, e adiá-lo o quanto for possível! Contudo, a natureza deste sentimento deve ser subjugada.

A sobrevalorização das dificuldades é uma característica dos medrosos. O medo dimensionado se torna avassalador quando a situação adversa é superestimada, o que põe em detrimento a presença e a glória de Deus. Não obstante o panorama provocador, indiscrimidamente covardes e intrépidos são desafiados; mas ressalta-se que, os valentes dispostos a lutar não necessariamente são os mais fortes, e sim aqueles que têm coragem; e ser corajoso não significa que se está imune ao medo. Lembremo-nos: o que move o coração Divino é o passo de fé, ou seja, a ousadia de enfrentar as adversidades inevitáveis. Conquanto diz o Senhor: “... tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome” (Ap 3.8b).


O medo é bom ou ruim?
É bom quando é apenas um sinalizador que evidencia o perigo, porém, é ruim quando faz o homem parar suas atitudes. Isto é, deve unicamente motivar a se enxergar as circunstâncias, no entanto, jamais depreciar as possibilidades. Portanto, se alguém se prostra diante de um entrave e clama a Deus, Ele pode vir a dizer: “esforça-te e tem bom ânimo”. Então, o homem talvez questione: “como posso me esforçar, se já não tenho forças?”; se no corpo não existem forças, é preciso mudar o foco, visto que a força já não está na estrutura humana, porquanto Deus exortaria o homem a buscar forças Nele, fonte de poder; mas há uma condição: ir. Quantas vezes se nega o nome de Deus quando, se estagna, e não avançando; se expressa com as atitudes, que valem mais que palavras, que Deus não existe, é ignorável, ou ainda que exista, é ineficaz diante de uma determinada situação.

Um comentário:

  1. Parabens rapaz mensagem muito boa...parabens pelo blog...

    um grande abraço

    bruno black

    ResponderExcluir