quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Deus Criou o Mal?

"Frente ao mal,
enxergue Deus! Mude o foco,
inspire-se!"

(Parte do Livro "As Vertentes do Sofrimento" de Sesinando F.)

Sim, segundo propósitos. É fato.
Pois Ele o possui. Contudo, o mal norteia manifestações... .

Deus não representa o mal, mas o justifica.

O sofrimento tem vertentes malignas!?
E o propósito, ainda que seja bom, muitas vezes produz dor.

Além do mais, é terrível cair nas mãos de Deus; “ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do Senhor e fazem obras escuras ” (Isaias 29.15). Porém, mesmo que (paradoxalmente) alguém se aproxime de Deus pelo medo de Sua presença ou medo do Inferno, o fator preponderante mantenedor do relacionamento com o Ele é o amor (dom divino), que possui em uma de suas vertentes o próprio temor a Deus. Diferente de medo, este temor significa honrar, reverenciar, admirar... .

O profeta Isaias revela Deus como Senhor de todas as coisas. “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas” (Isaias 45.7); Ele é detentor da ciência do bem e do mal. Se existe um ser no universo que domina esta ciência é o próprio Deus, cujos atos vislumbrariam até mesmo o Diabo. O Senhor é terrível!

É estranho para o ser humano compreender que o Deus de amor, porquanto justo, seja Senhor também do mal. Significa que Deus pode castigar até quase matar, ainda que não mate; ou pode matar e trazer à vida. O profeta Oséias exorta o povo a se voltar para Deus: “vinde, e tornemos para o Senhor, porque Ele despedaçou, e nos sarará. Fez a ferida, e a ligará. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante Dele” (Oséias 6.1-2).
Abraão, modelo de fé em Deus, possuía uma confiança absoluta nas decisões do Senhor; O livro de Hebreus, no capítulo 11, versículo 18, diz que Deus pediu a Abraão o seu único filho. O filho que Deus prometeu dar a Abraão, pelo qual nasceria uma grande nação; o filho que Deus deu, Ele poderia tirar-lhe!? A fé de Abraão focava mais a natureza de Deus do que aquilo que Ele era capaz de fazer. Deus poderia tirar Isaque, talvez temporariamente; ou Isaque como holocausto seria substituído; ou ainda que morresse, Deus o ressuscitaria... (Hebreus 11:19-18).

Dominar a ciência do mal, também consiste em perscrutar o mais íntimo e excluir da vida aquilo que mais se ama e cujo peso é tão grande a ponto de nortear ou influenciar decisões

Nenhum comentário:

Postar um comentário