domingo, 4 de outubro de 2009

A Escada - O Sonho de Jacó em Betel

(Série "Um Ponto no Infinito" de Sesinando F.)

Uma escada... . O que Deus quer dizer com isso?
Mais do que o significado literal das palavras, importa, sobretudo, compreender o seu sentido, os sinais... .

No livro de Gênesis, capítulo 28, dos versículos 10 ao 15 a bíblia relata o verdadeiro sentido do relacionamento do homem com Deus. Jacó havia saído de Berseba afim de ir para Harã, e no caminho, em um sonho, viu uma escada, pela qual os anjos subiam e desciam. Tal escada ia da terra ao céu. E é interessante atentar para o fato de que os anjos estavam já presentes na Terra, e não primeiramente no céu para só depois descerem. Jacó ainda cita nesta passagem que Deus estava ao lado desta escada, ou conforme algumas versões detalham, em cima dela, quando lhe disse que lhe daria aquela terra e que os seus descendentes seriam plenamente abençoados e mui numerosos, tantos como o pó da terra, espalhados de norte a sul e de leste a oeste; Além de Deus prometer que protegeria Jacó, e que jamais o abandonaria até que se cumprisse tudo que lhe havia prometido.

Mas qual o real sentido desta história para nós?
Buscando esta relação, identifiquei uma sintonia entre os tempos. Esta sincronia se confirma através de dois homens: Jacó e Natanae (ou Bartolomeu segundo alguns teólogos)l, que também é referenciado através de uma escada pela qual os anjos se movimentariam.

No livro de João, capítulo 1, dos versículos 47 ao 50, o Messias declarou que Natanael veria os anjos de Deus subindo e descendo sobre Ele, Jesus; Ele é a escada que no passado Jacó visualizou, quando através dela Deus se fez presente. Jesus é aquele que nos religa a Deus; é o elo, o sentido amplo de religião ou do latm religare, aquele que liga novamente o homem a Deus. Em Cristo deveria haver então a descendência, a continuidade do povo de Deus em toda a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário