domingo, 13 de junho de 2010

As Características e a Origem de Jó

"Frente às intempéries da vida, veja Deus!
Levante-se e inspire!"


(Parte do Livro "As Vertentes do Sofrimento" de Sesinando F.)

“Observaste tu (satanás) a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele...” (Jó 1.8a).
Jó era homem sincero, Íntegro, bom; reto, honesto e temente a Deus; Integridade é uma palavra que sintetiza retidão, imparcialidade, sinceridade e pureza; Na versão Revista e Corrigida na tradução de João Ferreira de Almeida, a palavra ‘sinceridade” representa a tradução de integridade; temor na perspectiva de Deus significa honrá-Lo, respeitá-Lo, reverenciá-Lo, obedecê-Lo, amá-Lo, reconhecendo Sua soberania e grandeza, o que é diferente de ter medo.

Jó era visto por Deus, segundo o livro de Ezequiel como um dos três homens mais íntegros de todos os tempos (Exequiel 14.14).
“Pressupõe-se segundo os escritos no livro de Gênesis que Jó era originário da tribo de Issacar (Gênesis 46.13) e sua cidade natal, a terra de Uz, situava-se geograficamente no Norte da Arábia, e por estas terras passavam povos comercialmente poderosos, como os sabeus e os caldeus; os sabeus eram originários do norte da Etiópia, ricos em ouro, pedras preciosas e provavelmente o marfim; já os caldeus era o povo da Caldéia, distrito ao Sul da antiga Babilônia, que posteriormente veio a designar a Babilônia inteira, capital intelectual de toda a Ásia ocidental, detentores de ciências como principalmente a Astronomia, além da Babilônia vir a ser o centro da prosperidade comercial da época”. Fonte: Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Volume 1 e volume 6, de R. N. Champlin e J.M. Bentes.

“Depois de todas as suas tribulações, teve o patriarca uma sobrevivência de 140 anos (óo 42.16). Infere-se, pois, haja sido de aproximadamente 200 anos a sua idade ao falecer. Depreende-se que tenha Jó vivido numa época anterior à do patriarca Abraão, entre os séculos XXV e XXIII antes de Cristo” (revista das Lições Bíblicas publicadas pela CPAD no primeiro trimestre de 2003,).

Jó era um homem feliz, tornara-se o mais rico do oriente, “era o seu gado sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas jumentas; era também muitíssima a gente ao seu serviço...” (Jó 1.3); “e nasceram-lhe sete filhos e três filhas” (Jó 1.2). Não obstante sua posição social e poderio, procurava não fazer nada que fosse errôneo. Afirma a Bíblia que Jó era respeitado e reverenciado como nobre (Jó. 29.9-10), e os pobres e necessitados viam em Jó o amparo providencial (Jó 29.11-13). Assim, era visto como um homem que praticava o bem e se desviava do mal.

Nota:
Por motivo de viagem as postagens novas só serão publicadas a partir de 28 de junho/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário