sábado, 4 de setembro de 2010

A Fórmula da Felicidade

"Frente às frustrações, vislumbre a Deus!
E reavive-se, inspire-se!"

(Parte do Livro "As Vertentes do Sofrimento" de Sesinando F.)

Não existe!?
Uma fórmula para sentir ou se angariar a felicidade é utopia?
Os caminhos percorridos por pessoas diferentes para alcançá-la acabam tornando-se diferentes, ainda que o chão, a poeira, o clima, o vento, até os propósitos ou o sentido sejam semelhantes.
Se uma estatística revelasse que as pessoas muito magras são felizes, isso seria um fator determinante para se tornar de fato feliz?
Ou se uma pesquisa mostrasse que a maioria dos viciados em algum tipo de alucinógeno...?

A felicidade pode ser um estado de paz de espírito, um sentimento de bem-estar e independe da realidade que se opõe, ainda que esta seja terrível e degradante. Em outras palavras, desde que não se enxergue o perigo real iminente pode ocorrer uma sensação absoluta de bem-estar pessoal. Segundo a Jesus, há uma perspectiva de felicidade diferente daquela que habitualmente se padroniza, a qual envolve, entre outras coisas:
1. Mansidão (sentimento estritamente vinculado à humildade) até diante de ofensores, os quais funcionam como mola propulsora para aperfeiçoamento do nosso caráter.
“Bem-aventurados os mansos...” (Mateus 5:5);
2. Submissão (fruto de respeito) às autoridades, ainda que sejam opostas.
”Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas ... e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação” (Romanos 13:1-2);
3. Longanimidade (extrema paciência) frente aos inevitáveis desafios, que normalmente requerem atitudes urgentes.
“Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias...” (Isaías 40:31);
4. Paz, alegria de um justo, não obstante a perseguição sofrida.
“O fruto do Espírito é: alegria, paz ... longanimidade. .. (Gálatas 5.22)

Pois, “bem-aventurados (ou muito, muito felizes) os perseguidos por causa da justiça... Bem-aventurados sois quando, por minha causa (Jesus), vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.” (Mateus 5.10-11)

Mas como se ter uma expectativa de felicidade então?
Se o mal se levanta, invariavelmente é um grande sinal de que se faz o bem. Ou o mal pode lutar contra o mal?
Claro que não.
Neste ínterim, se Deus não mostrou ainda a saída, consola, outorga paciência, coragem, sabedoria, paz, esperança, força, ânimo. O diabo, influencia espiritual oposta a Deus, conhecendo o homem anatômica e psicologicamente, tenta convencê-lo a se tornar dependente das coisas que o mundo oferece com vistas a proporcionar alívio para coração e mente. Com isso, visa estruturar a auto-estima das pessoas com seus padrões pré-estabelecidos, os quais o certo passa a ser visto como errado e vice-versa. Como por exemplo, o roubo de alimento quando se está com fome e sem recursos financeiros. Esta potestade espiritual maligna, mediante esta visão, sabe que o ser humano fica mais vulnerável quando cria expectativas totalmente voltadas aos seus interesses, pois qualquer estrutura formada com base nestes padrões seculares tende a desmoronar, circunstancialmente ou mesmo incitada pelo mal. Tal a dependência do ser humano em se auto-afirmar, tendo como referência os parâmetros do mundo; se a alegria depende daquilo que se pode ver ou tocar, a pessoa torna-se vulnerável demais, visto que as frustrações são iminentes. Não necessariamente o mundo com que interagimos nos machuca sempre, mas muitas vezes nos frustra porque passamos a vá-lo como essencial para a sobrevivência. E espiritualmente esta visão agride o Criador. Aí, uma simples contemplação pode se transformar em obsessão ou espírito de possessão ou ganância. O próprio diabo faz o homem subir o mais alto que puder para depois derrubá-lo; a ambição pode se transformar em ganância, e os fins podem erroneamente vir a justificar os meios. A queda assim torna-se mais terrível.

Enfim, o homem foi feito para o sorvete ou o sorvete foi feito para o homem?
Deus e o diabo diariamente te fazem esta pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário