sábado, 25 de setembro de 2010

A mais Completa Pesquisa sobre Felicidade

"Frente à contentamentos, agradeça a Deus!
E renove-se, inspire-se!"

Numa pesquisa inédita realizada pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), no interior de São Paulo, o professor Jorge Oishi coordenou a mais completa pesquisa sobre felicidade já realizada no país:

"Foram detectados pontos-chave: família, saúde, satisfação com a vida, religiosidade. O dinheiro estava em quinto lugar, revela o especialista. Família e dinheiro são coisas muito importantes, isso e inegável. Só que o dinheiro é uma coisa muito mais concreta do que família, do ponto de vista de motivos para a felicidade. O dinheiro é importante porque a gente vive em função dele – a família precisa do dinheiro para pagar suas contas, para comer, se vestir. Então, é uma coisa concreta, de imediato", comenta Jorge Oishi.

Dinheiro pode comprar, por exemplo, educação. A pesquisa, que ouviu seis mil famílias no estado de São Paulo, mostrou que a sensação de felicidade das pessoas aumenta com o nível de instrução. Entre os que não concluíram o primeiro grau, apenas 21% disseram que são muito felizes, contra 54% dos que têm pós-graduação. É o caso de Maurício, com pós-graduação em administração de empresas.

Na pesquisa, 85% das mulheres e 88% dos homens disseram que têm um nível alto de felicidade.

A família foi o item mais citado como motivo de bem-estar dos entrevistados que se consideram muito felizes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário