segunda-feira, 30 de julho de 2012

Como Liderar?

Você não deve deixar de ler esta postagem!
Publicarei o restante do resumo e daquilo que considero mais interessante nos capítulos do LIVRO DE OURO DA LIDERANÇA de John Maxwell em mais duas postagens, e a seguinte será publicada dia 13/08.

Durante a abertura para perguntas e respostas após determinada conferência de que John Maxwell participou, um dos ouvintes quis saber:
— Qual foi seu maior desafio até hoje como líder?
Acredito que a resposta tenha surpreendido a todos naquele auditório.

— Liderar a mim mesmo! — revelou. — Esse sempre foi meu maior desafio como líder.

Por isso o assunto LIDERANÇA é essencial, pois significa também AUTOCONTROLE ou TEMPERANÇA, fruto descrito em Gálatas 5.22.

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8.
A PRIMEIRA RESPONSABILIDADE DE UM LÍDER É
DESCREVER A REALIDADE

De todas as lições que aprendi a respeito de liderança, essa foi a mais difícil.

Costumo ensinar que as pessoas só mudam quando sofrem tanto a ponto de precisar de mudanças, quando aprendem tanto a ponto de querer mudanças ou recebem tanto a ponto de serem capazes de mudar. Em 2001, fiquei face a face com uma realidade dolorosa: uma de minhas empresas estava dando prejuízo... .
Como líder, sei que a primeira regra da pessoa vitoriosa é: "Não derrote a si mesmo." Por não encarar a realidade (em 2001) e deixar de promover algumas mudanças bastante desconfortáveis, eu estava me derrotando. Era necessário mexer em minha equipe, mas eu não queria.

Para me ajudar a pensar em tudo aquilo, li um livro que acabara de ser publicado, Jack: Straight from the Gut [jack: direto das entranhas], de Jack Welch. Chamaram-me a atenção as seis regras da liderança bem-sucedida:
1. Controle seu destino, caso contrário outra pessoa o fará.
2. Encare a realidade como é, e não como era ou como você gostaria que fosse.
3. Seja franco com todos.
4. Não administre, lidere.
5. Tome a iniciativa de mudar antes que seja obrigado a fazê-lo.
6. Se você não possui uma vantagem sobre a concorrência, não entre na competição.

Os bons líderes são tão visionários quanto realistas. A Lei do Placar, presente em meu livro As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe, declara: "A equipe pode fazer ajustes quando sabe em que situação está."

As perguntas que me faço para descrever a realidade
1. Qual é a realidade dessa situação?
Ou seja, outros concordam com minha avaliação?
2. Sou capaz de identificar cada questão envolvida?
Posso (consigo) destrinchar a realidade para compreendê-la melhor?
3. As questões podem ser resolvidas?
Separe o que pode ser resolvido do que não pode.
4. Quais são minhas opções (para resolver o problema)?
Estabeleça um plano de ação.
5. Estou disposto a seguir o plano de ação?
Meu compromisso como líder é essencial.
6. Minha equipe (meu pessoal) seguirá o plano de ação que
elaborei?

O compromisso dos membros da equipe (das pessoas), também é essencial.




9.
PARA AVALIAR O DESEMPENHO DE UM LÍDER,
OBSERVE SEUS LIDERADOS

Você já reparou que, toda vez que procura um médico diferente, precisa preencher formulários e responder a um monte de perguntas? Embora elas possam parecer banais ou irrelevantes, as mais importantes são aquelas relacionadas ao histórico familiar. Sabe qual é o motivo disso? É porque sua saúde física é determinada, em grande parte, pela saúde de seus pais.

Se um deles tem algum problema de coração, sofre de diabetes ou enfrenta um câncer, há uma probabilidade considerável de que você, um dia, possa apresentar o mesmo quadro. Sua saúde foi herdada deles. A liderança também funciona mais ou menos da mesma maneira. Quando os líderes são saudáveis, seus seguidores são igualmente sadios. As pessoas podem ensinar o que sabem, mas refletem aquilo que são.

Quando você se aposentar, não se lembrará do que fez no primeiro trimestre de 1994, mas se lembrará de quantas pessoas ajudou a se desenvolver.

É importante salientar que ter seguidores não torna alguém necessariamente um bom líder; significa apenas que essa pessoa é um líder.

Se você deseja saber como está se saindo como líder (ou se quer analisar a liderança de qualquer outra pessoa da organização), faça as quatro perguntas a seguir:

Pergunta número 1: As pessoas seguem sua liderança?
Iodos os líderes possuem duas características em comum: primeiro, estão indo a algum lugar; segundo, são capazes de persuadir outras pessoas a acompanhá-los. Num sentido muito prático, a segunda característica é o que separa os verdadeiros líderes daqueles que fingem sê-lo.
Quando um líder sabe aonde vai e as pessoas também sabem que ele conhece o destino, começa a se desenvolver entre eles uma relação sadia de confiança.

Exigir antes de oferecer raramente dá certo.

Pergunta número 2: Os liderados estão mudando?
O presidente Harry S. Traman comentou: "São os homens que fazem a história, e não o contrário.”

Pergunta número 3: As pessoas estão se desenvolvendo?
Jimmy Johnson, que levou o time de futebol americano da Universidade de Miami a um campeonato nacional e o Dallas Cowboys a duas vitórias no Super Bowl, dizia: “Todos os bons lideres inspiram seus seguidores a confiar neles, mas os grandes líderes inspiram seus liderados a confiar em si mesmos.”

Pergunta número 4: As pessoas estão no caminho do sucesso?
Um líder pode impressionar os outros quando faz sucesso, mas ele os influencia quando seus liderados também são bem-sucedidos.




10.
NÃO MANDE PATOS PARA UMA
ESCOLA DE ÁGUIAS

♦ A primeira regra da administração é esta: não mande seus patos para uma escola de águias. Quer saber o motivo? Porque não vai dar certo. Pessoas competentes são descobertas, e não transformadas.

Se quer gente motivada, precisa encontrá-la, e não motivá-la.
Li em uma revista em Nova York um anúncio de página inteira de uma rede de hotéis. Na primeira linha da chamada estava escrito: "Não ensinamos nossos funcionários a serem simpáticos." Aquilo chamou a minha atenção. A segunda linha dizia: "Contratamos gente simpática."

A liderança está relacionada com a colocação das pessoas no lugar certo para alcançar o sucesso

Em As 17 incontestáveis leis do trabalho de equipe, ensino a Lei do Nicho, que afirma: "Há um espaço determinado em que cada pessoa pode agregar seu melhor valor."

Descobri que as pessoas podem melhorar apenas dois pontos numa escala de dez quando se trata do talento que receberam. For essa razão, se uma pessoa nasceu com uma nota 3 em determinada área, ela será capaz de chegar a um 5, mas nunca alcançará um 10.




11.
MANTENHA O FOCO NAS PRIORIDADES

...aprender como manter o foco nas prioridades foi o que mais mudou a minha vida.
* 80% das consequências são resultado de 20% das causas.
* 80% da cerveja produzida é consumida por 20% das pessoas que bebem.
* 80% da participação na aula é creditada a 20% dos alunos.
* 80% dos problemas são causados por 20% dos funcionários.
* 80% das vendas são resultado do trabalho de 20% dos vendedores.
* 80% de todas as decisões podem ser tomadas com 20% da informação disponível.

Li sobre um estudo realizado com 39 empresas de médio porte, segundo o qual as características que diferenciava as empresas de sucesso das demais era a simplicidade.
A decisão mais importante que já tomei no sentido de manter o foco e simplificar minha vida foi a de contratar assistentes de primeira linha.

Genialidade é a capacidade de reduzir o complicado até a simplicidade.

Líderes de sucesso não sabem tudo, mas conhecem pessoas que possuem as respostas.

Metade da inteligência de uma pessoa é ela saber em que área é ignorante.

A descoberta mais reveladora [sobre os grandes líderes pesquisados] é a de que os mais eficazes são dotados de uma forte noção de seus pontos fortes e de suas fraquezas.




12.
O MAIOR ERRO É NÃO PERGUNTAR
ONDE VOCÊ ESTÁ ERRANDO

Ninguém jamais avaliou as pessoas com mais precisão do que aquela que inventou o lápis com borracha para apagar.

Para chamar o máximo de atenção, cometa um erro bem grande. Para provocar o maior estrago possível, não admita esse erro!

Quando se trata de sucesso pessoal, o que importa não é o número de erros que se comete, mas o número de vezes que se repete o erro.

— Você está presumindo que sua equipe não conhece suas fraquezas. Confie em mim quando digo que eles conhecem. Quando você admite os erros que comete, isso não é nenhuma surpresa para eles; na verdade, é apenas uma confirmação.

A primeira etapa para quem deseja se antecipar aos erros e aprender com aqueles já cometidos é olhar de maneira realista para si e reconhecer suas fraquezas.

A pessoa interessada no sucesso precisa aprender a ver o fracasso como uma parte saudável e inevitável do processo de ascensão.
JOYCE BROTHERS

O escritor e especialista em liderança Tom Peters escreveu: "Desde a base até os níveis mais elevados da corporação, não existe nada mais inútil do que a pessoa que diz, no fim do dia, a respeito de seu trabalho: 'Bem, cheguei ao fim do dia sem ter feito absolutamente nada de errado?'

O sucesso nos proporciona pouco em termos de sabedoria. Quem está na liderança precisa seguir o exemplo dos cientistas. Na Ciência, os erros sempre precedem a descoberta da verdade.

Como afirma a Lei do Magnetismo do livro As 21 irrefutáveis leis da liderança, "atraímos o que somos, não o que queremos".

O mundo pertencerá a líderes resolutos e movidos pela emoção, a quem não apenas possui grandes reservas de energia, mas também for capaz de energizar seus liderados.
JACK WELCH

Siga o conselho de Confúcio: "Escolha o trabalho que ama, e nunca terá de trabalhar um dia sequer em sua vida."




13.
NÃO ADMINISTRE SEU TEMPO,
ADMINISTRE SUA VIDA

... participei de um seminário sobre administração do tempo. Aprendi muitas lições valiosas naquele dia. Uma delas, que mexeu comigo e guardei por mais de trinta anos, foi a analogia que o palestrante usou para descrever o tempo. Ele afirmou que nossos dias são como valises idênticas. Embora sejam do mesmo tamanho, algumas pessoas são capazes de guardar mais coisas dentro delas do que outras. Quer saber a razão? É porque elas sabem como organizar o conteúdo.

Saí daquele seminário com dois conceitos marcantes. O primeiro: o tempo é um patrão que oferece oportunidades iguais para todos; todo mundo tem direito a 24 horas por dia — nem mais, nem menos —, mas nem todos conseguem tirar o mesmo proveito delas. O segundo conceito: de fato, não existe esse negócio de "administração do tempo". Trata-se de uma contradirão. O tempo não pode ser administrado. Não há como controlá-lo de forma alguma. Ele continua seguindo sua marcha, não importa o que façamos, não interessa se o taxímetro está correndo nem se você está caminhando ou resolveu parar. Todo mundo tem direito ao mesmo quinhão de horas e minutos diários.
E embora algumas pessoas mencionem o desejo de "achar tempo" para fazer as coisas, sua busca é em vão. Não há tempo sobrando por aí.
Você não pode administrar o tempo. Sendo assim, o que fazer? Administre-se! Não existe nada melhor para distinguir as pessoas bem-sucedidas das demais do que a maneira como utilizam o tempo disponível.

No livro A arte de crescer, Charles Spezzano escreve: Na verdade, você não usa dinheiro para pagar pelas coisas; você paga com tempo. Em cinco anos, terei economizado o suficiente para comprar aquela casa de campo que tanto queríamos. Aí poderei descansar. Isso quer dizer que a casa me custará cinco anos — a décima-segunda parte de sua vida adulta.
Transforme esse valor monetário da casa, do carro ou de qualquer outra coisa em tempo, e depois veja se ainda vale a pena.

Qualquer coisa que valha a pena pode ser feita de um jeito melhor.

Robert Zemsky e Susan Shaman, da Universidade da Pensilvânia, realizaram um estudo entre 3,2 mil empresas dos Estados Unidos. Eles descobriram que um aumento de 10% nas despesas com bens de capital produzia apenas 3,8% de aumento em produtividade. No entanto, um aumento de 10% em despesas com treinamento produzia um aumento de 8,5% em produtividade.

Como diz meu amigo, o comunicador Zig Ziglar, "a única coisa pior do que treinar os funcionários e os perder é não treiná-los e os manter".




14.
CONTINUE APRENDENDO PARA CONTINUAR LIDERANDO
O segredo para o sucesso pode ser encontrado na agenda diária: se as pessoas fizerem alguma coisa deliberadamente para se desenvolver a cada dia, elas se aproximarão cada vez mais de seu potencial. Caso contrário, esse potencial desaparece aos poucos no curso da vida.

O que determina o desenvolvimento das pessoas? O crescimento do líder!
Considerando que as pessoas seguem o líder, elas só terão condições de ir até onde ele for. Se o líder não cresce, os liderados também não crescem.

O presidente Harry Truman declarou: "É impossível liderar os outros enquanto você não aprender a se liderar."

Em meu livro Vencendo com as pessoas, escrevo sobre o Princí-pio do Aprendizado, que diz assim: "Todas as pessoas que conhecemos possuem potencial para nos ensinar alguma coisa." Manter essa atitude é essencial para quem deseja continuar liderando. Ao contrário da crença popular, o maior obstáculo à descoberta não é a ignorância ou a falta de inteligência, mas a ilusão do conhecimento.

Como afirmou Philips Brooks, o pastor que falou no funeral de Abraham Lincoln: Triste é, para qualquer homem, o dia no qual ele se considera absolutamente satisfeito com a vida que leva, com os pensamentos que cultiva e com as coisas que faz; quando nunca mais bate à porta de sua alma um desejo de fazer algo maior que ele busca e sabe ser o motivo e o objetivo de ter sido criado.

Procuro adotar o conselho do filósofo alemão Goethe: "Nunca permita que se passe um dia sequer sem admirar uma obra de arte perfeita, sem ouvir uma grande peça musical e sem ler alguma parte de um grande livro."

Walt Disney declarou: "Sou uma parte de todos quanto conheci."

Dizem que quando o poeta Emerson viu o ensaísta Ihoreau, um perguntou ao outro: "O que ficou mais claro para você desde a última vez que nos vimos?" Ambos queriam saber o que o outro havia aprendido. Pessoas notáveis desejam extrair a grandiosidade contida nas outras.

Um ambiente de crescimento é aquele no qual:
* Há outros à frente na jornada (isso quer dizer que você está crescendo).
* Outros estão crescendo também (é importante valorizar muito o crescimento).

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