segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Lidere!

"Tudo começa e termina em liderança"
(Jonh Maxwell)


Para comandar é essencial primeiramente obedecer, assim como para liderar algumas pessoas é necessário antes liderar a si mesmo.


Publicarei o restante do resumo e daquilo que considero interessante deste livro no dia 31/08/2012.

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15.
OS LÍDERES SE DESTACAM NOS
MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS

Os líderes devem amar as pessoas e viver sempre perto delas. No entanto, há momentos nos quais a liderança deve seguir adiante, dando um passo corajoso sem esperar pela aprovação dos outros.

Como você sabe quando está diante de uma decisão difícil e que precisa dar o melhor de si como líder? Você distinguirá esse tipo de situação quando perceber estes três sinais:

1. A decisão difícil demanda riscos
Não dá para evitar riscos e esperar que as pessoas progridam ao mesmo tempo. O progresso sempre demanda riscos.

2. A decisão difícil pressupõe uma batalha interna
O psicoterapeuta Sheldon Koop afirma: "Todas as batalhas importantes são travadas em nosso interior."
Além disso, qualquer decisão difícil que se tome será questionada. Será criticada. Trará com ela determinadas conseqüências.

O pastor, escritor e acadêmico Chuck Swindoll escreveu: A coragem não se limita ao campo de batalha, a uma corrida de Fórmula 1 ou à captura ousada de um ladrão dentro de sua casa. Os verdadeiros testes de coragem são muito mais calmos. São provas internas, como permanecer fiel quando ninguém está por perto, suportar o sofrimento quando a sala está vazia e agüentar a solidão quando ninguém compreende você.
Se, por dentro, você não está em paz em relação a uma questão, não sentirá a segurança necessária para enfrentar a batalha externa.

3. A decisão difícil distingue o líder
De vez em quando ouço reclamações de líderes sobre as situações difíceis que estão enfrentando dentro das organizações que dirigem. Sinto vontade de dizer: "Graças a Deus pelas situações difíceis. É por causa delas que você está ali: para ser o líder.

Se você não demonstra disposição de cuidar das pequenas dificuldades, não espere ser capaz de encarar as grandes.

Se você continuar fazendo a coisa certa, sua responsabilidade aumentará cada vez mais. Equanto mais responsabilidade você tiver, mais decisões difíceis terá de tomar.




16.
PESSOAS ABANDONAM PESSOAS,
NÃO EMPRESAS

Tem sido um privilégio meu liderar empresas convencionais, assim como organizações filantrópicas de voluntariado. Nos dois casos, as pessoas chegam e vão embora, mas, acredite em mim, organizações de voluntários são mais difíceis de serem lideradas. As pessoas só seguem o líder se desejam de fato. Não contam com o incentivo d eum contra-cheque para permanecer na organização ou se sujeitar à liderança de alguém.

Algumas fontes estimam que cerca de 65% das pessoas saem das empresas por causa de seus gestores.

Assim sendo, de que tipo de pessoa os funcionários desistem? Geralmente, são quatro os perfis:

1. As pessoas desistem de quem as desvaloriza
Ê impossível agregar valor a alguém que desvalorizamos!
Tenho observado que, quando os líderes desvalorizam sua equipe, começam a manipular as pessoas.
Os líderes costumam ser bons em identificar o valor numa oportunidade ou num negócio.
Eles precisam ter uma mentalidade parecida quando se trata de pessoas.

2. As pessoas desistem de quem não é confiável
Uma das maneiras de desenvolver essa confiança — seja no líder ou em qualquer outra pessoa — é por meio de um comportamento coerente.

Uma pesquisa realizada pela Manchester Consulting indica que as cinco formas mais rápidas de um líder perder a confiança em sua equipe de trabalho eram:
* Agir de maneira incoerente com o que se diz e faz.
* Colocar as vantagens pessoais acima das do grupo.
* Sonegar informações.
* Mentir ou contar meias-verdades.
* Ter uma mentalidade fechada.

Quando os líderes perdem a confiança em sua equipe, é como um espelho que se quebra. Atire uma pedra num espelho e o vidro se estilhaça. E, ainda que seja possível juntar todos os pedaços e colá-los novamente, o espelho ficará marcado para sempre. Quanto maior o estrago, mais distorcida fica a imagem.

Por outro lado, a pesquisa descobriu que as melhores maneiras de se estabelecer uma relação de confiança eram:
* Manter a integridade.
* Comunicar abertamente sua visão e seus valores.
* Demonstrar pelos funcionários o mesmo respeito dedicado a um sócio.
* Concentrar-se mais nas metas em comum do que na agenda pessoal.
* Fazer a coisa certa, não importando o risco pessoal.

3. As pessoas desistem de quem é incompetente
Todo mundo quer ter a sensação de que seu líder pode dar conta do trabalho.

4. As pessoas desistem de quem é inseguro
... eles tentam se tornar indispensáveis. Não querem treinar suas equipes para alcançar seu potencial e serem mais bem-sucedidas do que eles.
Toda vez que alguém de sua equipe alcança um nível mais elevado, eles consideram isso uma traição. As pessoas querem trabalhar para líderes que as estimulem, não para os que as desmotivem.
Se percebem que seu líder está mais preocupado em manter sua autoridade e proteger a posição que ocupa, elas acabarão encontrando outra pessoa para quem trabalhar.

Aqui estão as coisas que faço quando lembro que pessoas abandonam pessoas, e não empresas:
* Valorizo muito aqueles que trabalham comigo:
é maravilhoso quando as pessoas acreditam em seu líder, ainda mais maravilhoso quando o líder acredita nas pessoas.
* Coloco a credibilidade no topo de minha lista de liderança:
Posso nem sempre ser competente; há momentos nos quais todo líder descobre que pode ser superado. No entanto, posso sempre ser confiável.




17.
A EXPERIENCIA NAO E A MELHOR PROFESSORA

Todo mundo tem algum tipo de experiência. O que se faz com ela é o que conta de fato.

Todos começamos a vida como se fôssemos cadernos com folhas em branco. Alguns parecem deixar o caderno fechado a maior parte da vida, com anotações esparsas. Outros preenchem as páginas, mas nunca separam um tempo para refletir sobre o que está escrito e, com isso, crescer em sabedoria e entendimento.

A experiência não ensina nada, mas a avaliação dessa experiência ensina tudo.

O jogador de beisebol Earl Wilson, primeiro arremessador negro do time do Boston Red Sox, costumava dizer, em tom de piada: "A experiência capacita a pessoa a reconhecer um erro quando volta a cometê-lo."

Não importa quão espertos sejamos, nossa capacidade de compreensão nunca alcançará nossa experiência. Assim sendo, o que a pessoa deve fazer? Tirar o melhor proveito daquilo que pode compreender.

Não combata o desvio inesperado da vida, senão jamais saberá seu propósito.

Harry Golden afirmou: A arrogância do jovem reside no número ainda pequeno de consequências.

♦ A experiência também custa caro
Você só precisa torcer para que o preço não seja maior do que o valor da experiência adquirida. O problema é que, às vezes, é impossível calcular esse preço sem passar por ela.

Devemos levar em consideração as palavras do fundador do jornal USAToday, Alien Neuharth: "Não se limite a aprender alguma coisa de cada experiência. Aprenda algo positivo."

E o jurista Oliver Wendell Holmes afirmou: "O jovem conhece as regras, mas o homem maduro conhece as exceções." Isso só é verdade quando o homem maduro dedicou tempo para avaliar suas experiências e ganhar sabedoria com elas.




18.
O SEGREDO DE UMA BOA REUNIÃO É
FAZER UMA REUNIÃO PREVIA

Gosto da história sobre um salão de conferências no qual os administradores colocaram os seguintes slogans nas paredes na tentativa de inspirar as pessoas que marcassem reuniões naquele local: A inteligência não substitui a informação. O entusiasmo não substitui a capacidade. A disposição não substitui a experiência.
Eles tiraram os slogans rapidamente depois de alguém colocar mais um: Reuniões não substituem o progresso.

Um de meus mentores, Olan Hendrix me explicou que as reuniões costumam ser improdutivas por duas razões:
O líder não apresenta uma agenda bem definida. E os outros já chegam com agenda própria. Ambas as situações acabam gerando surpresas. Então, o que devo fazer? — perguntei. — Ah, é muito simples: faça reuniões antes das reuniões. Olan prosseguiu, explicando que eu precisava prever o direcionamento das pessoas mais estratégicas nas reuniões, marcando uma reunião prévia com elas.

♦♦ A reunião prévia ajuda a preparar as pessoas
A maioria se aborrece com aquilo que não conhece. As pessoas costumam ser muito mais positivas quando sabem o que está acontecendo.

Como se pode exercer mais influência sobre as pessoas? É preciso investir nelas. E como isso pode ser feito? Comece oferecendo-lhe tempo. Qual é a mensagem que você passa se o único tempo de que dispõe para se encontrar com a equipe é durante as reuniões

Uma das maiores responsabilidades de um líder é ser agente de mudança. Gerar mudanças exige a confiança das pessoas.




19.
ESTABELEÇA RELACIONAMENTOS,
NÃO SEJA APENAS AMBICIOSO

Liderança é tanto uma questão de relacionamento quanto de posição hierárquica.

Levei quase uma década para compreender que as pessoas não se importam com o quanto você sabe até saber quanto você se importa com elas.

A pergunta a ser feita aos líderes não é: "Você deve mesmo chegar ao topo?" A questão é: "Como você vai fazer para chegar lá?"

Quase todos os líderes se encaixam naturalmente em dois grupos: os ambiciosos ou os que preferem estabalecer relacionamentos.
Os ambiciosos estão sempre muito atentos a quem esteja à frente e atrás deles em termos de reputação e hierarquia organizacional. Os relacionais, por sua vez, pensam mais a respeito de quem está ao lado deles na jornada e como podem caminhar juntos.
Ambiciosos valorizam a competição, enquanto os relacionais valorizam a cooperação.
Se você sobe sem interagir com as pessoas, pode até ganhar autoridade, mas não fará muitos amigos. O objetivo de um líder deve ser o de fazer amizades e crescer em autoridade.

Posso resumir o progresso de minha mentalidade da seguinte maneira:
* Quero vencer.
* Quero vencer, e você também pode.
* Quero vencer com você.
* Quero que você vença, e assim vencerei também.




20.
SUAS ESCOLHAS DEFINEM VOCÊ

Como o teólogo inglês H. P. Liddon observou, "o que fazemos em determinadas situações importantes provavelmente dependerá do que já somos; e o que somos será resultado de anos anteriores de autodisciplina".

Talvez nosso maior poder seja o da escolha. Uma coisa é certa: nem sempre conseguimos o que queremos, mas sempre conseguimos o que escolhemos.

Posso dizer que tenho certas crenças. Posso pensar que possuo determinados valores. Posso querer agir de uma maneira específica. Mas minhas escolhas revelam quem sou de fato.

Tenho como meta estabelecer padrões mais elevados para mim do que os outros possam impor porque sei que uma das melhores maneiras de um líder fracassar é fazendo apenas o mínimo necessário. O treinador da NBA Pat Riley afirma: "A excelência é o resultado gradual do esforço contínuo por buscar o melhor." Quando me sinto tentado a me acomodar, penso nas palavras do ex-treinador do time da Universidade da Califórnia em Los Angeles, John Wooden, que aconselhava: "Nunca tente ser melhor do que os outros, mas seja o melhor que puder ser."

♦ Ajudar as pessoas é mais importante do que fazê-las felizes
No início de minha carreira, costumava optar por agradar os outros, e não por ajudá-los. Mas logo descobri que há quem queira aquilo de que não precisa e precise daquilo que não quer.
Podem, vez por outra, questionar minha capacidade, mas nunca a minha atitude.

♦ meu foco será dirigido para o presente
Duante anos, mantive um cartaz em meu escritório que dizia: "O ontem acabou na noite passada."
Quando as oportunidades se apresentam, elas nunca parecem tão boas quanto no momento em que se vão.

Estar preparado constitui metade da batalha.




21.
INFLUENCIA NAO SE DA — SE EMPRESTA

Conheci quem achasse um exagero tratar de liderança. Quando digo "Tudo começa e termina em liderança", apressam-se em procurar por exceções. Mas ainda estou para achar pelo menos uma. Acredito que é verdadeiro o provérbio bíblico que diz: "Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme."

... liderança é influência — nada mais, nada menos.

Charles-Maurice de Talleyrand comentou: "Temo mais um exército de cem ovelhas lideradas por um leão do que um exército de cem leões liderados por uma ovelha." Se você quer fazer diferença, desenvolva sua influência.
... identifiquei o propósito de minha vida: agregar valor a lideres (pessoas de influência).

Como líder ainda jovem, toda vez que recebia a influência de um líder mais experiente, via nisso uma oportunidade de me estabelecer. Esse nem sempre foi o caso com as pessoas a quem doei minha influência. Queriam que eu listasse mais gente que pudesse ajudá-las de novo (quando precisassem). Se um líder não é capaz de liderar por conta própria, então não tem muito valor para a organização.
Entretanto é multo mais fácil brilhar quando tem alguém para carregar seu peso.

Como já mencionei, uma das razões mais fortes para desenvolver influência é sua transmissão.
Por que isso é tão importante? Porque a melhor maneira de fazer uma organização crescer é promover o desenvolvimento dos líderes.

Chris Hodges, um líder e amigo maravilhoso, lidera com serenidade e humildade, mas é uma pessoa forte. Recentemente, ele me enviou um bilhete que dizia: John, você agregou valor a mim quando mostrou o seu valor. Só dessa maneira você poderia agregar valor a mim. Foi assim que me permitiu tomar emprestado sua influência, seu nome, seus relacionamentos e sua sabedoria. Conheci pessoas que jamais conheceria; treinei líderes de um modo inédito; e alcancei um nível de liderança que não seria capaz de alcançar por esforço próprio, sem sua influência. Obrigado!
Tenho visto que a influência de Chris aumentou muito nos últimos anos. E ele a está multiplicando quando desenvolve muitas outras lideranças com seu trabalho. Ele maximiza tudo quanto recebe.



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