Durante a abertura para perguntas e respostas após determinada conferência de que John Maxwell participou, um dos ouvintes quis saber:
— Qual foi seu maior desafio até hoje como líder?
Acredito que a resposta tenha surpreendido a todos naquele auditório.
— Liderar a mim mesmo! — revelou. — Esse sempre foi meu maior desafio como líder.
Por isso o assunto LIDERANÇA é essencial, pois significa também AUTOCONTROLE ou TEMPERANÇA, fruto descrito em Gálatas 5.22.
Publicarei o restante do resumo e daquilo que considero mais interessante nos capítulos do LIVRO DE OURO DA LIDERANÇA de John Maxwell em mais três postagens, e a seguinte será publicada dia 30/07.
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EM BUSCA DO OURO
Já se disse que aprender com seus próprios erros é sinal de sabedoria. Se mais sábio, porém, é quem aprende com os erros dos outros, o maior sábio de todos é aquele que aprende com o sucesso.
O filósofo grego Platão afirmou: "Boa parte do processo de aprendizado consiste em relembrar o que já sabemos." E essa é a melhor maneira de aprender. Como escritor e professor, o que procuro fazer é aproveitar aquilo que as pessoas já intuem para ajudá-las a realmente compreender o assunto de uma forma nova... . Tento criar aqueles momentos do tipo: "Arrá! Então era isso!"
Embora minha experiência em termos de liderança tenha sido marcada pela perspectiva do que está diante de mim, comecei a entender melhor esse processo quando comecei a olhar para trás.
O poeta Archibald MacLeish declarou: "Só existe algo mais doloroso do que aprender com a experiência, é não aprender nada com ela."
* Liderança é evocar em quem nos ouve a capacidade de sonhar.
* Liderança é inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer.
1.
QUEM CHEGA AO TOPO SOZINHO FEZ ALGUMA COISA
ERRADA NO CAMINHO
Se você é uma pessoa solitária, isso significa que ninguém está seguindo sua liderança.
Promover a ascensão de outros é requisito fundamental para a liderança eficaz.
♦ Alguns fatos sobre o topo
Há alguns anos, tive o privilégio de me apresentar no mesmo palco de Jim Whittaker, o primeiro alpinista norte-americano a escalar o monte Everest. Durante o almoço, perguntei o que lhe proporcionava maior sentimento de realização como alpinista. Surpreendi-me com sua resposta: "Já ajudei mais gente a chegar ao cume do monte Everest do que qualquer outra pessoa. Levar outros ao ponto mais alto, sabendo que nunca poderiam chegar lá sem meu auxílio, é minha maior proeza." Esse tipo de declaração é muito comum aos maiores guias de escaladas.
Anos atrás, assisti a uma entrevista com um guia no programa jornalístico 60 Minutes [60 minutos]. Algumas pessoas haviam morrido numa tentativa de escalar o monte Everest, e a seguinte pergunta foi dirigida a um guia que sobreviveu:
— Será que os guias morreriam se não estivessem levando outras pessoas consigo para o topo da montanha?
— Não — respondeu ele — mas o propósito dos guias é levar as pessoas para o cume.
— Por que os alpinistas arriscam sua vida para chegar ao pico das montanhas? — perguntou a pessoa que o entrevistava.
— Está na cara que você nunca subiu até o topo de uma montanha — comentou o guia.
Lembro-me de pensar comigo mesmo que os guias de escalada e os líderes possuem muitas coisas em comum. Há uma diferença bem grande entre um chefe e um líder. O chefe diz: "Vá!" Já o líder diz: "Vamos!"
♦ Conselhos para líderes soitários
Fique atento tanto aos fracassos quanto aos aspectos negativos do sucesso.
Assim como o fracasso, o sucesso pode ser bem perigoso. Sempre que alguém passa a se considerar "um sucesso", começa a se apartar das outras pessoas que classifica como "menos bem-sucedidas". Passa a acreditar que não precisa de sua companhia, por isso se afasta delas. Ironicamente, o fracasso também leva a esse distanciamento, mas por outras razões. Se você se considera "um fracasso", começa a evitar os outros porque não quer mais ver ninguém. Esses dois extremos podem criar um isolamento que não é nada saudável.
Os melhores líderes sabem que liderar pessoas pressupõe amá- las também! Líderes menos capazes assumem a atitude oposta, dizendo: "Eu amo a humanidade; o que estraga são as pessoas!" Mas os bons líderes compreendem que as pessoas não se importam com o quanto você sabe até saberem quanto você se importa com elas.
Precisamos uns dos outros. Se não precisássemos, um de nós estaria no lugar errado.
Qualquer coisa que seja importante só vale mesmo a pena quando é feita em equipe. Sonhe grande.
2.
A PESSOA MAIS DIFÍCIL DE LIDERAR É SEMPRE VOCÊ
1. Aprenda a se submeter à autoridade dos outros. O bispo Fulton J. Sheen declarou: "A civilização está sempre em perigo quando o direito de comandar é concedido àqueles que nunca aprenderam a obedecer."
2. Desenvolva a autodisciplina
No artigo "Decisión of Character" ["Firmeza de caráter"], o ensaísta britânico John Foster escreve: "Um homem sem firmeza de caráter nunca pode ser considerado dono de si".
3. Exercite sua paciência
Estar cinquenta passos adiante faz de você um mártir. Geralmente, as realizações que valem a pena são demoradas. Não existe esse negócio de poder instantâneo ou maturidade imediata. Estamos acostumados demais com chocolate instantâneo, café solúvel e pipoca de microondas.
Quando somos tolos, queremos conquistar o mundo; quando somos sábios, queremos conquistar a nós mesmos.
4. Procure alguém a quem possa prestar contas
As pessoas que sabem se liderar conhecem bem um segredo: elas não podem confiar em si.
A falta de alguém a quem prestar contas sobre a vida pessoal certamente levará a problemas na vida pública.
Há um provérbio chinês que diz: "Quando você vir um homem bom, pense em imitá-lo; quando vir um homem mau, olhe para dentro de si e analise seu coração."
3.
É NOS MOMENTOS DECISIVOS QUE
SUA LIDERANÇA SE DEFINE
♦ Alguns momentos de definição foram de sofrimento
Naquele período (do meu enfarto), aprendi uma lição melhor descrita com as palavras de Brian Dyson, ex-vice-presidente e diretor operacional da Coca-Cola, responsável pelo discurso de abertura da feira Georgia Tech, em 1996. Naquela oportunidade, ele explicou o seguinte:
Imagine a vida como um Jogo no qual você tem de equilibrar cinco bolas ao mesmo tempo: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e a vida espiritual. E você não pode deixar nenhuma delas cair. Logo você perceberá que o trabalho é uma bola de borracha — se ela cair, depois volta e dá para pegar de novo. Mas as outras quatro bolas — a família, a saúde, os amigos e a vida espiritual — são feitas de vidro. Se uma delas cair no chão, ficará irremediavelmente arranhada, marcada, avariada, prejudicada ou mesmo quebrada. Nunca mais será a mesma.
Não é possível sentar com um calendário na mão e dizer: "Vou agendar um momento de definição para a próxima terça-feira, às oito da manhã." Você não pode controlar quando eles virão. No entanto, pode escolher como reagir a eles, preparando-se de antemão. Veja o que fazer:
♦ Reflita sobre os momentos de definição do passado
Dizem que quem não conhece a história está fadado a repeti-la.
4.
NADA COMO UM CHUTE NOTRASEIRO
PARA SABER QUE VOCÊ ESTÁ NA FRENTE
Você não recebe elogios se não souber ouvir as críticas.
♦ Como ouvir as críticas sem se deixar abater
O filósofo grego Aristóteles afirmou: "A crítica é algo que você evita com facilidade; é só não falar nada, não fazer nada e não ser nada."
Em primeiro lugar, assuma uma imagem realista a seu respeito. Isso ajudará a formar uma base sólida para lidar com as críticas de maneira positiva. Muitas vezes, quando um líder está sendo criticado, o que gera esse tipo de reação não é a pessoa em si, mas o cargo que ela está ocupando. É preciso saber separar as duas coisas, e isso só é possível quando você se conhece bem.
Como afirmou Benjamín Franklin: "Há três coisas muito duras: aço, diamante e autoconhecimento".
No entanto, também percebi que aquilo que preciso mais ouvir é o que menos desejo escutar.
Há quem diga que a crítica construtiva é quando eu critico você, e a destrutiva é quando você me criticas!
O professor e escritor Leo Buscaglia dá este conselho: "A coisa mais fácil de ser neste mundo é você mesmo. A coisa mais difícil de ser neste mundo é aquilo que os outros querem que você seja. "
E como observou o psicólogo Cari Rogers, "o paradoxo curioso é que, quando me aceito assim como sou, então posso mudar".
Ser o que você realmente é consiste no primeiro passo para se tornar ainda melhor.
Minha amiga Joyce Meyer afirma o seguinte: "Deus ajudará você a ser tudo quanto é capaz de ser, mas ele nunca permitirá que você seja bem-sucedido se tentar ser outra pessoa."
5.
NUNCA TRABALHE UM DIA SEQUER EM SUA VIDA
Descubra alguma coisa da qual goste tanto que seja capaz de fazer de graça; em seguida, aprenda a fazer aquilo tão bem que as pessoas fiquem felizes em remunerar você.
Sinto-me como Thomas Edison, que afirmou: "Nunca trabalhei um dia sequer em minha vida. Tudo sempre foi muito divertido".
Seguir a sua paixão é o segredo para alcançar o seu potencial.
Quando uma pessoa não tem paixão, a vida pode se tornar muito monótona. Tudo é na base do "tenho de fazer"; nada é feito por vontade ou disposição.
Como afirma a Lei do Magnetismo do livro “As 21 irrefutáveis leis da liderança” atraímos o que somos, não o que queremos".
Um estudo realizado com universitários da área de negócios acompanhou a carreira de 1.500 pessoas de 1960 a 1980. ...83% correspondiam ao total incluído na categoria A, das que desejavam ganhar dinheiro primeiro, num total de 1.245 pessoas. Na categoria B mais 17%, ou 255 pessoas, as quais perseguiram inicialmente seus verdadeiros interesses, confiantes de que ganhar dinheiro seria uma consequência. Depois de vinte anos, havia 101 milionários entre os 1.500: um da categoria A e cem da categoria B. O autor do estudo, Srylly Blotnick, concluiu que "a maioria esmagadora dos estudantes que se tornaram prósperos deveu seu sucesso ao trabalho que considerava apaixonante.
Como diz o escritor David Ambros, "se você tem vontade de vencer, já alcançou a metade do sucesso; se não tem, já alcançou a metade do fracasso".
Siga o conselho de Confúcio: "Escolha o trabalho que ama, e nunca terá de trabalhar um dia sequer em sua vida."
6.
OS MELHORES LÍDERES SÃO
AQUELES QUE SABEM OUVIR
Certa vez, li a respeito de um estudo segundo o qual escutamos metade daquilo que nos é dito, ouvimos metade do que escutamos, entendemos metade do que ouvimos, acreditamos em metade do que entendemos e nos lembramos de metade das coisas em que acreditamos.
♦ Saber ouvir pode impedir que os problemas se avolumem
Um provérbio da tribo cherokee afirma: "Ouça os murmúrios para não ter de ouvir os gritos."
David Burns, médico e professor de Psiquiatria da Universidade da Pensilvânia, explica: O maior erro que alguém pode cometer ao tentar falar de modo convincente é priorizar a expressão das próprias idéias e dos próprios sentimentos.
O escritor e orador Brian Tracy afirma: "Saber ouvir estabelece um vínculo de confiança, que é o fundamento de todos os relacionamentos duradouros."
Um dos maiores presentes que se pode dar a urna pessoa é a atenção.
JIM ROHN
7.
ENTRE NA ÁREA E NÃO SAIA DELA
Acredito que o sucesso consiste em... conhecer seu propósito na vida; desenvolver-se até chegar ao máximo do seu potencial; e lançar sementes que beneficiem os outros.
No entanto, nenhuma das três é possível, a não ser que você descubra e permaneça na área em que é mais forte.
Você descobrirá seu propósito quando identificar e permanecer na área em que é mais forte.
O poeta e dicionarista Samuel Johnson afirmou: "Quase todo homem desperdiça parte da vida tentando demonstrar qualidades que não possui."
Se, em sua mente, você acalenta uma imagem dos talentos que as pessoas deveriam possuir então encontrará dificuldades para identificar quais são suas verdadeiras habilidades.
As pessoas que alcançam o melhor de seu potencial gastam menos tempo se perguntando "O que estou fazendo certo?" e se dedicam mais a outro questionamento: "O que estou fazendo bem?"
Seja específico:
Ninguém jamais comentou, por exemplo, que o grande violinista Jascha Heifez provavelmente seria incapaz de tocar bem o trómpete. Quanto mais específico você for em relação a seus pontos fortes, maior será a chance de descobrir sua especialidade.
O Instituto Gallup realizou uma pesquisa com 1,7 milhão de pessoas no ambiente profissional. De acordo com os resultados desse estudo, apenas 20% dos funcionários acham que colocam em prática seus pontos fortes.
quinta-feira, 19 de julho de 2012
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