sábado, 1 de setembro de 2012

Última Parte das Coisas que eu Considero Importantes no Livro de Ouro da Liderança

22.
PARA CONQUISTAR ALGUMA COISA
É PRECISO ABRIR MÃO DE OUTRA

Os maiores obstáculos que os líderes enfrentam podem ser as próprias realizações.

Precisava responder a uma pergunta crítica: "Estou disposto a abrir mão de tudo quanto tenho para alcançar mais um nível de crescimento?"

Em "Liderança: saiba despertar o melhor de cada um em proveito de toda a organização (Futura)", Max De Pree escreve: "Quando evitamos os riscos, arriscamos o que há de mais importante na vida: buscar o crescimento, o desenvolvimento de nosso potencial e a oportunidade de oferecer uma contribuição genuína para uma meta comum."

Todo mundo paga algum preço na vida.
Qualquer coisa que obtenhamos exigirá uma compensação. A pergunta é: quando pagaremos?
Quanto mais esperamos, maior é o preço. É como juros compostos. Uma vida bem-sucedida pressupõe uma série de trocas e compensações. Em minha carreira, não foram poucas as vezes em que troquei a segurança pela oportunidade.
Descobri que, quanto mais alto chegamos, mais difícil é trocar uma coisa por outra. Sabe por quê? O risco é ter de abrir mão de muito.

Na verdade, há pouco a perder no começo.

É muito triste quando se faz a última escalada. Quando isso acontece, é sinal de que estamos velhos, tenhamos nós quarenta ou oitenta anos de idade.

Os grandes líderes da história se destacaram não por suas conquistas, mas pela causa a que dedicaram sua vida.

É importante saber como diminuir o peso antes de tentar aumentar a carga.

Max DePree afirmou: "A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade. A última é agradecer.




23.
QUEM COMEÇA A JORNADA COM VOCÊ RARAMENTE A TERMINA JUNTO

Um emprego não tem cara de trabalho quando é feito com gente boa que amamos.

Quem começa uma jornada ao seu lado raramente a completa com você.

É triste constatar uma verdade: as pessoas mais próximas nem sempre são as mais chegadas.

Em meus primeiros anos de liderança, presumia que todos os integrantes de minha equipe fariam a jornada ao meu lado, e pensava que mantê-los comigo era minha responsabilidade.

A pessoa certa para a equipe no início da jornada não será necessariamente a pessoa certa ao longo do caminho.
Mas a realidade é que, conforme uma organização cresce, às vezes supera os membros da equipe.
É como um trem que começa a se movimentar puxado por uma loco-motiva fraca: enquanto há um número pequeno de vagões para puxar, a pouca força do motor não chega a ser um problema; mas quando mais e mais vagões são atrelados e o trem precisa subir uma serra, pode acontecer que o peso não seja suportado por todos os membros da equipe.

Você saberá que a pessoa progrediu se você ligar para ela e a secretária eletrônica responder: "Não estou disponível agora, mas agradeço pela consideração de me ligar. Estou promovendo algumas mudanças em minha vida. Por favor, deixe uma mensagem depois do sinal. Se eu não ligar de volta, é porque você faz parte dessas mudanças."

Se um líder não pára de perder seus melhores funcionários, geralmente ele é o problema.

Os bons líderes entendem que são responsáveis por servir.




24.
POUCOS LÍDERES ALCANÇAM OSUCESSO,
A NÃO SER QUE MUITOS TRABALHEM
PARA ISSO

Em 1998, Jeffrey Katzenberg e a empresa Dreamworks SKG produziram um desenho animado de longa-metragem chamado O príncipe do Egito. Quando esse desenho estava sendo produzido, a empresa convidou alguns líderes religiosos para prestar consultoria. Tive o privilégio de ser um desses líderes.
Às vésperas do lançamento de O príncipe do Egito, eu e Margaret recebemos, com alegria, um convite para assistir à sessão de estréia.
Quando a sessão terminou, a multidão aplaudiu com entusiasmo, e logo levantei-me para sair.
Na mesma hora, Margaret puxou me de volta para meu assento; ninguém mais no cinema havia se levantado, Era algo impressionante: o entusiasmo crescia conforme a tela exibia os créditos. A platéia vibrava a cada nome que passava, e os astros eram os que mais aplaudiam, reconhecendo o trabalho das pessoas que colaboraram para garantir o sucesso daquela produção.

Acho que, às vezes, cria-se uma idéia equivocada de que os líderes de peso especialmente os grandes personagens da História — são capazes de realizações importantes seja qual for o tipo de ajuda que recebam dos outros.

Diz um provérbio chinês: "Por trás de toda pessoa capaz há sempre outras pessoas capazes."

A palavra"obrigado" vem da mesma raiz de "ligar". Se os líderes compreendessem a ligação moral que estabelecem com quem contribui para seu sucesso, provavelmente seriam ainda mais agradecidos.




25.
VOCÊ SÓ SABE A RESPOSTA SE PERGUNTAR

Eu tinha muitas dúvidas, mas o maior problema era que meu ego não me permitia fazer as perguntas necessárias.

Há um provérbio chinês que diz: "Aquele que pergunta é tolo por cinco minutos, mas o que não pergunta é tolo a vida inteira." Por fim, concluí que seria melhor parecer uma pessoa desinformada do que ser, de fato, uma pessoa desinformada.

Felizmente, descobri a tempo que, se eu perseverasse e continuasse questionando, acabaria aprendendo a fazer as perguntas certas. E, se continuasse fazendo as perguntas certas, isso me conduziria às pessoas certas também.

Li uma história hilariante sobre três irmãos que competiam em tudo. Eles deixaram a casa onde viviam em bus-ca de fortuna, e os três foram bem-sucedidos. Um dia, quando estavam todos juntos, começaram a contar vantagem sobre os presentes que tinham acabado de dar à mãe, já idosa.
— Construí uma mansão para amamãe — orgulhava-se o primeiro.
— Bem, eu comprei para ela uma Mercedes novinha com motorista e tudo — contou o segundo.
— Ganhei dos dois — exclamou o terceiro.
— Vocês sabem como a mamãe gosta da Bíblia, mas não consegue enxergar direito. Por isso, mandei para ela um papagaio marrom capaz de recitar a Bíblia. Doze monges levaram doze anos para ensiná-lo. Tive de oferecer uma contribuição anual de 100 mil dólares ao monastério durante dez anos para que o treinassem, mas valeu a pena.
Pouco tempo depois, cada um dos irmãos recebeu um bilhete da mãe. Ao primeiro filho, ela escreveu: "Milton, a casa que você construiu para mim é muito grande. Vivo em apenas um aposento, mas preciso limpar a casa inteira." Ao segundo filho, relatou: "Marty, estou velha demais para sair de casa. Fico aqui o tempo todo, por isso nunca uso a Mercedes. Além disso, o motorista é muito grosseiro!" A mensagem dirigida ao terceiro filho era mais gentil: "Querido Melvin, você é o único filho que teve o bom senso de escolher algo de que sua mãe gosta. O frango estava delicioso!"
Como afirmouo consultor financeiro Bernard Baruch, "milhões de pessoas viram maçãs caindo, mas Newton foi o único que perguntou por quê".

Minha mãe me deu um bom conselho: "Saiba ouvir. Seus ouvidos nunca meterão você em encrencas."




26.
AS PESSOAS RESUMIRÃO SUA VIDA EM UMA FRASE; DEFINA-A DESDE JÁ

Num momento de sinceridade, tive de rir ao constatar que a freqüência de meu velório seria determinada pela previsão do tempo.
Além disso, trinta minutos depois do enterro, as pessoas estariam reunidas em algum outro lugar, muito mais preocupadas em saber onde foi que colocaram a salada de batatas!

Entrevistei John Wooden, o lendário técnico de basquete dos Bruins, da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Na época, ele tinha 92 anos. Perguntei a ele sobre seu legado e como gostaria de ser lembrado por aqueles que o conheciam. "Com certeza, não desejo ser lembrado pelos troféus ou pelos campeonatos nacionais", respondeu, sem hesitar. Um burburinho tomou conta da platéia, surpresa pela declaração. Ele fez uma pausa longa e, por fim, completou: "Espero que as pessoas se lembrem de mim como alguém que foi gentil e atencioso com os outros.

Acho que todos gostaríamos de voltar no tempo e mudar algumas coisas na vida. Mesmo assim, podemos optar por viver daqui para a frente de modo a produzir um impacto positivo na vida dos outros depois de nossa morte.

Um legado pode ser passado ás gerações seguintes de modo premeditado, mas tenho percebido que, na maioria dos casos, é involuntário.

O escritor e especialista em liderança John Kotter me disse certa vez: "A maioria das pessoas não lidera a própria vida, apenas a aceita."

Nenhum comentário:

Postar um comentário