quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Seria Possível Prever o Fim...?

"Frente às possibilidades do fim das coisas,
continue inspirando a continuar...!"

(Parte do Livro "As Vertentes do Sofrimento" de Sesinando F.)


Isaac Newton previu o fim do mundo em 2060 !?

A Universidade de Jerusalém tornou público seus manuscritos, datados do século XVIII, os quais teorizavam a data para a extinção do planeta Terra a partir de estudos baseados no livro de Daniel feitos por Newton que, além de cientista, fora um fervoroso amante da teologia.

Logo, considero oportuno explanar sobre um fenômeno que pode ter ligação com esta argumentação: O EFEITO ESTUFA. Mas antes é necessário entender o que significa ENERGIA e RADIAÇÃO INFRAVERMELHA.

O sol é a fonte principal, primeira, divina, de energia sem a qual não haveria vida. Como alguns exemplos da emanação desta energia se pode citar a energia térmica nos solos, a energia que movimenta as águas de um rio torrencial, a energia hidrelétrica, a energia que as plantas usam para se desenvolver, a energia elétrica em uma tempestade etc. Em ciência o termo energia vem do grego έν (dentro) e εργον (trabalho); ao unir as duas palavras, forma-se a palavra energia que significa “dentro do trabalho”.

Em relação à radiação infravermelha, ou melhor, da propagação da energia infravermelha, visualizemos uma historinha. Das cores emitidas por um prisma, William Herschel, um astrônomo inglês de origem alemã descobriu em 1800 que o calor era mais forte ao lado da cor vermelha, observando, sobretudo, que ali não havia luz. Eureca! Esta é a radiação Infravermelha, ou seja, a propagação de uma forma de energia que pode ser percebida e utilizada por equipamentos tecnológicos adequados. Por exemplo, esta radiação é muito utilizada nas trocas de informações entre computadores, celulares e outros eletrônicos, através do uso de um adaptador (USB IrDA).

O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte desta radiação infravermelha emitida pela superfície do planeta Terra é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera terrestre. Consequentemente, o calor retido passa a não ser libertado para o espaço.

Apesar do Efeito Estufa ser vital para manter o planeta aquecido garantindo a manutenção da vida (com temperaturas mais amenas e propícias), a ocorrência do seu agravamento (isto é, o aquecimento global) inevitavelmente origina consideráveis mudanças climáticas por causa do aumento dos gases do efeito estufa; estes gases são ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono. Assim, a superfície terrestre recebe praticamente o dobro de energia atmosférica do que a energia recebida pelo Sol.

Os motivos do aquecimento acelerado são basicamente a emissão na atmosfera de gases poluentes, como aqueles derivados da queima de combustíveis fósseis; entre eles a gasolina, o óleo diesel etc. A poluição nos últimos duzentos anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera impedindo a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol. Esta energia aquece e ilumina o planeta Terra e também retém a radiação infravermelha (o calor) emitida pela superfície do planeta.

“Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo...” (2 Pedro 3.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário